page ad skin

Porsche elétrico tem 1.000 cv e carrega a bateria de 5 a 80% em 15 minutos

Propulsão elétrica do conceito Misson R é transplantada para um 718 Cayman GT4 Clubsport criando um carro sensacional

Porsche 718 Cayman GT4 ePerformance elétrico

A nova geração dos carros esportivos compactos da Porsche, que dará origem aos herdeiros do Cayman e Boxster 718, está chegando. Já sabemos que ela será totalmente elétrica e também que a marca de Stuttgart deu uma prévia da novidade com o conceito Mission R no Salão de Munique.

Parte da tecnologia presente no Mission R começa a ser testada em um carro mais próximo da produção em série: o 718 Cayman GT4 ePerformance, que teve dois exemplares construídos.

Um monstro de 1.088 cv

Os 718 Cayman GT4 ePerformance ainda são carros de teste. Baseados, como o nome sugere, no 718 Cayman GT4 Clubsport, eles substituíram o monstruoso motor seis cilindros 4.0 litros de 500 cv de potência pelo trem de força do Porsche Mission R. Assim, cada um dos 718 Cayman GT4 ePerformance, abriga os dois motores elétricos síncronos com ímãs permanentes (um por eixo) e a mesma bateria do conceito, resultando em um cupê de tração integral que entrega respeitáveis 1.088 cv.

O 718 Cayman GT4 ePerformance também possui um sistema de resfriamento integrado que é desenvolvido diretamente pela Porsche para melhor gerenciamento de temperatura em condições extremas. "Dessa forma - explicou Bjorn Forster, gerente de projetos do veículo - temos uma entrega constante de potência máxima por 30 minutos". Além disso, adotando uma bateria de 900 volts, o carro recarrega muito rapidamente, podendo ir de 5% a 80% em 15 minutos.

Galeria: Porsche 718 Cayman GT4 ePerformance

Feito para corridas e amigo do meio ambiente

Sob a direção de Grant Larson, do Porsche Style Centre, o 718 Cayman GT4 ePerformance foi extensamente modificado para se adequar ao uso competitivo. Por esta razão, por exemplo, ele ficou 14 cm mais largo e teve 6.000 componentes redesenhados do zero em comparação com o Cayman GT4 Clubsport do qual deriva. O carro também teve os para-lamas alargados para acomodar rodas aro 18" com pneus Michelin mais largos do que os adotados no GT4 Clubsport.

A busca da Porsche pelo máximo desempenho anda lado a lado com a maior atenção ao meio ambiente. É por isso que o Cayman GT4 ePerformance adota muitos componentes derivados de fibras naturais e carbono reciclado, para reduzir as emissões de CO2 mesmo durante o processo de montagem.

Porsche 718 Cayman GT4 ePerformance elétrico

De Goodwood para o mundo

O Porsche 718 Cayman GT4 ePerformance fará sua estreia no Goodwood Festival of Speed de 23 a 26 de junho de 2022. Após o desfile em alta velocidade na famosa subida britânica, o carro dará um show no circuito de testes dentro da fábrica de Leipzig, que em 20 de agosto de 2022 comemora 20 anos de atividade.

A partir daí, os dois exemplares do 718 Cayman GT4 ePerformance iniciarão uma turnê mundial que os levará além das fronteiras da Europa e que continuará em 2023. A ideia é mostrar o potencial desse carro elétrico monstruoso para um público selecionado de fornecedores, parceiros e clientes, a fim de pavimentar o caminho para a venda da próxima geração do 718 e avaliar uma possível submarca dedicada a esse tipo de carro.

Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários