A Hydrovolt, joint venture de reciclagem de baterias entre a Northvolt e a Hydro (uma empresa de alumínio), iniciou oficialmente em 15 de maio as operações comerciais de reciclagem em sua fábrica em Fredrikstad, Noruega.
A fábrica inicia suas atividades comerciais menos de dois anos após o anúncio oficial em meados de 2020.
De acordo com o comunicado de imprensa, a fábrica da Hydrovolt é atualmente a maior usina de reciclagem de baterias de veículos elétricos da Europa, com capacidade anual de 12.000 toneladas de baterias, o equivalente a 25.000 baterias de carros elétricos. Espera-se que seja suficiente para reciclar toda a totalidade do mercado norueguês de baterias de fim de vida.
É claro que a Europa como um todo terá que construir muito mais e até mais plantas de reciclagem. Só a Hydrovolt está explorando uma expansão da capacidade de reciclagem na Europa com um objetivo de longo prazo de:
Northvolt diz que o processo de reciclagem totalmente automatizado está permitindo que até 95% dos materiais sejam recuperados de baterias, incluindo plásticos, cobre, alumínio e massa preta (um composto contendo níquel, manganês, cobalto e lítio).
O alumínio (reciclado com apenas 5% da energia inicial necessária para produzir alumínio primário) será entregue à Hydro para recirculação em produtos de alumínio de nível comercial.
No caso do pó de massa negra, ele será enviado para a usina de reciclagem Revolt Ett da Northvolt em Skellefteå, Suécia, para um tratamento hidrometarúrgico. Espera-se que o volume de massa negra atinja mais de 2.000 toneladas anualmente até 2025.
Revolt Ett foi lançado em 2021. Valiosos materiais de cátodo da Revolt Ett serão aplicados na nova produção de células de bateria no Northvolt Ett em Skellefteå, Suécia, para apoiar a meta da Northvolt de usar 50% de material reciclado na produção de baterias até 2030.
Peter Qvarfordt, CEO da Hydrovolt, comentou:
"A Hydrovolt representa um marco na jornada de trailblazing da Noruega em direção ao transporte elétrico generalizado. A Noruega lidera o mundo na adoção de veículos elétricos há alguns anos, mas o que falta é a capacidade de reciclagem para garantir uma solução sustentável para essas baterias à medida que chegam ao fim da vida útil. Hoje, a Hydrovolt é dimensionada para lidar com todo o volume de baterias de fim de vida na Noruega, mas agora estamos procurando expandir para garantir que estamos preparados para os fluxos mais altos de baterias que sabemos que estão chegando."
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