A Eletra, empresa nacional voltada à eletrificação de veículos pesados, anunciou a mudança para uma nova fábrica no estado de São Paulo que terá capacidade para produzir 1.800 ônibus elétricos e híbridos por ano.
Conforme o anúncio, a Eletra Industrial está mudando suas instalações para um novo prédio de 27.000 metros quadrados na Via Anchieta, em São Bernardo do Campo/SP que será inaugurado em julho. O novo local permitirá à empresa produzir 150 ônibus elétricos e híbridos por mês, ou até 1.800 por ano, já a partir do segundo semestre deste ano.
“Nossa meta é ser a maior montadora brasileira de veículos elétricos para transporte de passageiros e de carga, com tecnologia inteiramente nacional ” – disse Milena Braga, CEO da Eletra.
“Há 20 anos, produzimos os mais inovadores ônibus elétricos, híbridos e trólebus em circulação no país. Temos experiência e competência comprovadas. É hora de crescer”.
O objetivo é atender à demanda crescente por ônibus elétricos dos vários municípios que começam a aprovar programas de substituição da frota atual de veículos em boa parte movidos à diesel por modelos de baixas emissões ou zero emissão. Além disso, a mudança paras as novas instalações permitirá expandir o serviço e-Retrofit Eletra – conversão de caminhões a diesel para veículos elétricos e híbridos.
Segundo o diretor de vendas Silvestre Sousa, as metas da Eletra concentram-se principalmente no Brasil, mas visam também o crescente mercado latino-americano:
"Temos mantido contatos com operadores da Argentina, Equador, México e outros países. Todos demonstram grande interesse em trabalhar com uma empresa de ônibus elétricos com a tradição de qualidade da indústria brasileira desse setor".
Fundada em 1999 em São Bernardo do Campo (SP), a Eletra produz o e-Bus 100% elétrico e o Dual Bus híbrido elétrico, em diferentes configurações (12m, 15m, 18m e 23m, articulados ou não).
A empresa também produz diversas versões de trólebus que estão em circulação por muitas cidades do Brasil e recentemente lançou uma linha de carregadores elétricos modulares para ônibus e caminhões, com potência variável entre 15 kW e 120 kW.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz inicia testes com caminhões elétricos no Brasil
Mercedes-AMG fará seu próprio SUV elétrico de alto desempenho
Veja os carros elétricos mais vendidos no Brasil em outubro
Bombeiros de SP mantém licença para edificações com carregadores
GAC, que chega ao Brasil, lançará compacto de olho no BYD Dolphin
Tesla no Brasil? Como Trump pode impactar o futuro dos elétricos no país
Xiaomi SU7 Ultra bate recorde e supera Porsche Taycan em Nürburgring