Apresentado em agosto do ano passado, o primeiro ônibus elétrico da Mercedes-Benz desenvolvido no Brasil chegará ao mercado no segundo semestre e já possui 100 unidades encomendadas. 

Alguns meses após a apresentação do chassi elétrico urbano eO500U, com 250 quilômetros de autonomia, a Daimler Buses, divisão de ônibus da Mercedes-Benz, confirmou o início das entregas durante um evento transmitido via internet a partir de Mannheim, na Alemanha, nesta semana. 

O Mercedes-Benz eO500U também será exportado para países da América Latina, sendo responsável pelo avanço da estratégia de eletrificação da marca alemã na região. O chassis elétrico será produzido na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). 

O plano estratégico de eletrificação da Daimler tem como foco a Europa e a América Latina. A meta global é oferecer veículos zero emissões, movidos a bateria ou a células de hidrogênio, em todos os segmentos de mercado em que atua até 2030. No caso específico da Europa, a meta é se tornar 100% zero emissões até 2039. 

Galeria: Mercedes-Benz eCitaro G

Na Europa, onde a Daimler pretende que 100% dos ônibus urbanos sejam elétricos até o fim da década, o lançamento do ônibus urbano Mercedes eCitaro movido a célula de combustível está previsto para 2023, mesmo ano em que a empresa pretende colocar no mercado o eCitaro elétrico com autonomia maior, de 280 quilômetros. 

"Como fabricante e líder mundial em ônibus nossa ambição é clara: queremos combater as mudanças climáticas e nos tornar um elemento impulsionador para a transformação do transporte de passageiros”, disse Till Oberwörder, responsável pela Daimler Buses.

"Dessa maneira passaremos a adotar planos de tecnologias de propulsão alternativas com o objetivo de fornecer ônibus neutros em CO2 para todos os segmentos e mercados mais importantes até o final desta década."

O projeto do Mercedes-Benz eO500U está sendo executado com o apoio de engenheiros da Daimler, na Alemanha e tem valor investido de R$ 100 milhões, parte de um programa de R$ 2,4 bilhões para o período 2018-2022.

Além disso, a Mercedes trabalhará com um modelo de negócio semelhante, em parte, ao adotado pela Volkswagen com o caminhão elétrico e-Delivery. O ônibus será vendido junto com uma consultoria para o cliente que deseja adotar a eletrificação em sua frota, incluindo o financiamento, assistência técnica e fornecimento de carregadores.

Fonte: AutoData