A Mercedes-Benz anunciou nesta semana sua primeira iniciativa em mobilidade elétrica para o transporte público no Brasil. A montadora alemã apresentou o chassis de ônibus elétrico eO500U, que está sendo desenvolvido no país e terá início de vendas em 2022.

O projeto está sendo executado na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), onde o ônibus elétrico será produzido, com o apoio de engenheiros da Daimler, na Alemanha. O valor investido é de R$ 100 milhões, parte de um programa de R$ 2,4 bilhões para o período 2018-2022.

O desenvolvimento está na fase final e a Mercedes trabalha na definição do modelo de negócio, que será semelhante, em parte, ao adotado pela Volkswagen com o caminhão elétrico e-Delivery. A empresa prevê que o ônibus será vendido junto com uma consultoria para o cliente que deseja adotar a eletrificação em sua frota, incluindo o financiamento, assistência técnica e fornecimento de carregadores.

Galeria: Mercedes-Benz - chassis ônibus elétrico

Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil, acredita que o transporte urbano de passageiros seja o ideal para iniciar a transição energética por aqui, aproveitando a expertise da empresa na Alemanha e preparando o país para exportar o chassis de ônibus elétrico para outros países da América Latina, com possibilidade de chegar a outros continentes. 

“Estamos entrando em uma nova era, um novo marco na trajetória da Mercedes-Benz no Brasil. Mas o eO500U é apenas o nosso primeiro passo no caminho da eletromobilidade aqui. Queremos oferecer uma solução completa aos clientes”, afirma Karl Deppen.

Segundo o executivo, o ônibus elétrico é o primeiro passo e o mais lógico para iniciar a mobilidade elétrica no transporte, que também deve se expandir para os caminhões, algo que ainda não tem data prevista para acontecer. 

"A gente optou por começar com chassis de ônibus urbanos por impactar mais pessoas e a sociedade do que o caminhão elétrico, que tem restrições de infraestrutura para operação".

"Caminhão elétrico vem na hora certa, é outra discussão que vamos ter no futuro", acrescentou.

Trata-se do primeiro ônibus elétrico urbano com medidas padron produzido no Brasil, com 13,2 metros de comprimento, piso baixo e capacidade para até 83 passageiros. O eO500U é equipado com dois motores elétricos, um em cada roda traseira, para uma potência de pico de 380 cv e constante de 250 cv.

Os quatro módulos de bateria oferecem autonomia para 250 km e podem ser recarregados em 2 horas e meia em corrente contínua. O modelo poderá receber dois packs adicionais e ampliar o alcance para 300 km e assim como outros ônibus elétricos, o veículo também pode recuperar energia de frenagens e desacelerações. 

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Fonte: AutomotiveBusiness