Em dezembro, a Toyota surpreendeu com a apresentação de uma série de novos carros elétricos. Um desses conceitos era um sedã elétrico da série BZ. Agora o site Motor.es publicou uma projeção deste veículo.
O sedã elétrico deve chegar ao mercado em 2025 e pode ser um concorrente do VW Aero B, que provavelmente chegará ao mercado com o Volkswagen ID.7 já em 2023. Outros rivais provavelmente serão o Tesla Model 3 de 4,69 metros de comprimento e o BMW i4 um pouco mais longo com 4,78 metros.
A projeção mostra uma carroceria alongada, como o estudo de design chamado bZ SDN tinha. Em comparação com o conceito, praticamente nada foi alterado na renderização, o valor agregado é praticamente zero do nosso ponto de vista. Afinal, a foto nos dá motivo para lembrar do estudo mais uma vez.
Esse futuro modelo foi até flagrado em março, revelando parte do cockpit e uma ficha técnica que revelou o comprimento (4,73 metros). Ainda é possível saber se o carro tem uma porta traseira grande (como o Toyota Corolla como cinco portas) ou apenas uma tampa do porta-malas (como Toyota Avensis sedã e o Camry):
A Toyota tinha o nome do modelo bZ5 protegido em um estágio inicial – juntamente com várias outras designações. Como o sedã com 4,73 metros é praticamente do mesmo tamanho do bZ4X (4,69 metros), o bZ4 também seria uma opção, pois a Toyota também registrou essa nomenclatura. Como os colegas espanhóis chegaram ao bZ5 ainda permanece aberto. A propósito, eles também recentemente renderam um bZ3, o SUV elétrico compacto.
Se o sedã elétrico for um modelo da submarca bZ da Toyota, a plataforma e-TGNA servirá de base – como acontece com o bZ4X, que está chegando à Europa nesse momento. Assim, o carro oferecerá tração dianteira ou integral e provavelmente também terá baterias similares. O bZ4X está disponível com motor dianteiro de 150 kW (204 cv) ou com dois motores de 80 kW e uma bateria de 71 kWh.
A verdade é que a Toyota tem um portfólio pronto de veículos elétricos, incluindo SUVs, esportivos, sedãs e até uma picape. No entanto, a marca japonesa prefere guardar as cartas na manga e não irá apostar todas as suas fichas nos elétricos logo de cara, diferentemente de marcas europeias como Volkswagen, Renault e Stellantis, por exemplo.
Fonte: Motor.es via Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota quer cartuchos de hidrogênio para facilitar o abastecimento
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Toyota também repensa planos para lançamentos de novos elétricos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Toyota Prius quebra recorde com consumo de 39 km/l em viagem nos EUA
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Toyota: planos de produção de baterias de estado sólido aprovados no Japão