O primeiro veículo elétrico global da Toyota, o bZ4X, é um SUV, mas será acompanhado em breve por outros modelos, incluindo um sedã elétrico. O próximo três volumes zero emissão da marca japonesa, antecipado pelo conceito bZ Sdn, foi flagrado recentemente na China, indicando que a versão final seguirá as linhas do estudo.

O protótipo aparentava estar com a carroceria de produção, que é praticamente uma copia do conceito. Se compararmos com a transição do bZ4X conceito para o modelo de produção, podemos adivinhar que tipo de mudanças estão sob a camuflagem.

Flagra: Sedã elétrico Toyota bZ
Flagra: Sedã elétrico Toyota bZ

Tudo parece praticamente igual, até a dianteira mais afilada, o formato da entrada de ar na parte inferior do para-choque, a curva na coluna C, o teto estilo fastback e até mesmo a forma do conjunto de lanternas que pode ser visto através da camuflagem psicodélica.

Por dentro, ele se parece bastante com o bZ4X - tudo muito simples e minimalista - mas este protótipo tinha uma enorme tela central na posição vertical. A tela parece semelhante em tamanho e proporção com a que equipa o Ford Mustang Mach-E, embora haja uma chance de ser um pouco maior do que as 15,5" do Ford.

Flagra: Sedã elétrico Toyota bZ
Flagra: Sedã elétrico Toyota bZ

Em contraste, o bZ4X tem uma tela central de 12" comparativamente pequena e na posição horizontal, complementada por um quadro de instrumentos digital de 7". Parece que o sedã elétrico irá manter o mesmo tipo de cluster, mas integrando-o com uma tela alta que provavelmente eliminará a maioria dos controles físicos no console central - apenas alguns botões básicos de controle de temperatura podem ser mantidos.

O protótipo também tinha uma folha de informações afixada no painel, que além de mostrar suas dimensões, também informava que o veículo havia sido construído pela BYD. A Toyota e a BYD anunciaram uma parceria destinada a gerar um carro elétrico de US$ 30.000 e há uma boa chance de o veículo camuflado nessas fotos ser fruto desse esforço colaborativo.

A Reuters disse na época do anúncio da joint venture que o carro elétrico acessível resultante dessa parceria seria projetado com compradores chineses em mente e exclusivo para a China. O modelo deve estrear até o final de 2022 - os fabricantes se recusaram a comentar sobre a disponibilidade do modelo fora da China, mas até agora não foi descartado.

Há uma boa chance de que este sedã elétrico com emblema Toyota construído pela BYD também seja alimentado pela tecnologia de bateria de lâmina 'Blade', que inclusive, equipa outros sedãs, como o BYD Han, que tem alcance declarado de até 605 km pelo ciclo NEDC.