A Toyota apresentou na semana passada nada menos que 16 veículos elétricos que potencialmente chegarão ao mercado nos próximos anos. Entre eles, marcou presença o modelo chamado Toyota BZ SDN, na verdade a prévia de um sedã elétrico de porte médio (segmento D na Europa). 

Era uma apresentação sobre o novo plano estratégico da Toyota, que surpreendeu pelo investimento anunciado para a eletrificação e veículos zero emissões que incluem os movidos a células de hidrogênio. 

Nessa prévia, foram revelados carros elétricos compactos, picapes, SUVs e também o referido sedã elétrico, que aparenta ter porte e proposta para encarar o carro elétrico que é referência mundial, o Tesla Model 3.

Toyota BZ SDN

A marca japonesa batizou o protótipo de Toyota BZ SDN (abreviação de 'sedan'), que fará parte da família de carros elétricos BZ, inaugurada recentemente pelo SUV elétrico Toyota bZ4X, que em breve chegará aos principais mercados globais. 

E assim como os outros conceitos, a exemplo da picape com porte acima da Hilux e do SUV compacto urbano, este sedã elétrico da Toyota parece bem adiantado e próximo de uma versão de produção. Os dados ainda são escassos, mas ele deve brigar no mesmo segmento onde estão Polestar 2 e BMW i4, este último com lançamento confirmado no Brasil.

E justamente por brigar no segmento D, que é bastante competitivo na Europa, o sedã elétrico da Toyota pode se beneficiar das vantagens de uma marca generalista, baixando o custo final e provocando uma concorrência mais forte, principalmente frente ao carro da Tesla.

Fazendo uma comparação simples, um Toyota bZ4X custa cerca de 11.000 euros (R$ 70.900) a menos que seu concorrente Tesla Model Y, uma situação que pode se repetir com o sedã elétrico. A imprensa europeia aposta em um preço de entrada abaixo dos 40.000 euros (R$ 257.900). 

Provavelmente construído sobre a plataforma e-TNGA, a mesma base do SUV elétrico Toyota bZ4X, o futuro sedã deve entregar autonomia de mais de 500 km com uma carga e ser apresentado até o fim de 2022, com as vendas ficando para 2023. A conferir.

Fonte: Hibridos y Electricos