Entre os 15 futuros veículos elétricos que a Toyota e a Lexus mostraram pela primeira vez nesta terça-feira (14), está o protótipo apelidado de "Pickup EV", a prévia da futura picape elétrica da marca japonesa que na verdade se parece com uma versão de produção. 

O futuro modelo também parece ser baseado na caminhonete de médio porte Tacoma, a julgar pelo design e tamanho em comparação com o SUV elétrico compacto Cruiser que estava exposto ao seu lado durante a apresentação. 

Colocar uma picape totalmente elétrica no mercado é algo que a Toyota precisa fazer o mais rápido possível, dado o burburinho em torno da já disponível Rivian R1T e outros lançamentos futuros, incluindo o GMC Hummer EV, Ford F-150 Lightning, Tesla Cybertruck e as gêmeas Chevrolet Silverado EV/GMC Sierra EV.

Picape elétrica - Toyota
Captador Toyota EV
Captador Toyota EV

Agora, o nome 'Pickup EV Toyota' estampado no conceito é apenas uma nomenclatura temporária, onde acreditamos que a versão de produção deva ostentar uma identificação diferente, podendo até mesmo ser chamada de Tacoma EV.

Falando da Tacoma, a picape conceito que a Toyota revelou hoje tem faróis semelhantes (embora menores), uma grade menor fechada e um para-choque dianteiro similar ao Tacoma TRD Pro 2022. Não foi possível ver a parte traseira, mas o perfil parece idêntico.

Como em todos os conceitos de veículos elétricos revelados, o design interno da futura picape elétrica da Toyota permanece em segredo por enquanto. Suspeitamos que seja pelo fato de que a versão elétrica irá dividir a cabine com a Tacoma 2023, prevista para chegar ao mercado no próximo ano.

O conceito de caminhonete elétrica da Toyota confirma as apurações anteriores sobre a montadora japonesa estar se preparando para lançar uma picape 100% elétrica em um futuro próximo.

No Salão de Xangai, em abril, a Toyota confirmou que traria trens de força híbridos e elétricos a bateria para sua linha de picapes. A montadora não disse quais modelos específicos terão uma versão elétrica, mas na prática existem apenas três "suspeitos". Globalmente, seria a Hilux, enquanto que na América do Norte, as únicas possibilidades são o Tacoma e a Tundra.

Com base na apresentação de hoje, parece que a Tacoma está pronta para se tornar a primeira picape da marca japonesa a oferecer um trem de força 100% elétrico. Se a Toyota não demorar muito com o lançamento, ainda ficará entre as primeiras picapes elétricas do mercado.