Nesta semana a Toyota surpreendeu a todos ao revelar seu plano estratégico para a transição energética e colocar no palco nada menos que 15 veículos elétricos, entre conceitos e protótipos. Entre eles está o Toyota BZ Small Crossover, a prévia de um SUV compacto que promete ser o carro elétrico mais barato da marca japonesa.   

A apresentação foi conduzida pelo CEO da Toyota, Akio Toyoda, que ao se referir ao modelo disse que o mesmo está destinado a se tornar a um dos grandes ativos comerciais da Toyota. O executivo do grupo japonês comentou:

"um pequeno veículo elétrico a bateria com um interior confortável projetado com a Europa e o Japão em mente".

Crossover pequeno Toyota Bz
Toyota Bz Bz pequeno crossover

Toyoda também prometeu que o futuro SUV elétrico compacto será o mais eficiente do segmento, com um baixo consumo de energia de 12,5 kWh / 100 km - como referência, fica próximo ao consumo de carros elétricos como o JAC e-JS1 e o Renault Zoe. 

A Toyota deve empregar uma fórmula que já foi comentada pela própria marca há algum tempo. A marca japonesa quer popularizar os carros elétricos por meio de veículos com baterias pequenas que os tornem mais leves. Nesse sentido, o CEO da Toyota disse: 

"Quanto mais baterias são adicionadas para ampliar o alcance, maior, mais pesado e mais caro um veículo se torna. Como este SUV é um veículo pequeno, há algo que precisamos ser minuciosos e muito peculiares. E isso é eficiência energética."

Falando do conceito, o design parece de um modelo praticamente pronto para a produção, dependendo de pequenas mudanças para chegar à versão final. Ele compartilha elementos com o recém-lançado Toyota bZ4X e também o Toyota Aygo X e irá competir no segmento B, que na Europa é representado por modelos como o Peugeot e-2008, por exemplo, mas que no futuro contará com o Volkswagen ID.2.   

Enquanto o Toyota bZ4X é baseado na plataforma e-TNGA desenvolvida pela Toyota em parceria com a Subaru, este SUV elétrico compacto deve utilizar outra base que a marca japonesa está desenvolvendo para carros elétricos a bateria mais acessíveis chamada de E3. Ainda não há detalhes técnicos divulgados ou prazo de desenvolvimento e lançamento, mas a julgar pela competitividade do segmento um anúncio oficial não deve demorar.