Os planos para os carros elétricos da Volkswagen sugeriam provisoriamente o acréscimo de mais dois modelos à sua linha ID. nos próximos anos. Eles serão posicionados abaixo do ID.3 e ID.4 que já estão no mercado e terão como alvo os compradores que procuram carros elétricos urbanos e acessíveis.

Nesse sentido, têm surgido especulações sobre o tipo de veículo que o próximo VW ID.2 será, e duas novas reportagens finalmente lançam alguma luz sobre o mistério - ambas afirmam que o modelo será mais um SUV totalmente elétrico.

Galeria: Volkswagen ID.4 estreia

As matérias, uma da Auto Express e outra da Automotive News Europe, corroboram ao pintar o ID.2 como um SUV compacto. O que faz todo sentido, já que a popularidade desse tipo de carro cresce rapidamente. A Volkswagen supostamente tem trabalhado no desenvolvimento de uma versão acessível de sua plataforma MEB totalmente elétrica, que servirá de base para modelos compactos e acessíveis de outras marcas do Grupo VW, como SEAT e Skoda.

No entanto, ainda não está claro quando veremos a estreia do VW ID.2. Rumores do final do ano passado sugeriam que o modelo chegaria ao mercado em 2023, embora as duas reportagens mais recentes forneçam informações conflitantes. A Automotive News Europe não espera que o modelo chegue até 2027, enquanto a Auto Express foi um pouco mais otimista, relatando uma estreia antes do final de 2025. Uma possibilidade é ver a estreia do ID.2 como um modelo SEAT ou Skoda antes da versão Volkswagen, o que pode estar contribuindo para a confusão sobre quando veremos a estreia do SUV compacto.

Como outros modelos da linha ID, o ID.2 oferecerá vários tamanhos de bateria, com a menor opção tendo apenas 30 kWh, o que se traduziria em cerca de 120 milhas (193 quilômetros) de autonomia. Seu principal apelo seria o preço mais baixo.

A matéria da Automotive News Europe diz que os mini-elétricos do grupo terão preços iniciais em torno de 19.000 euros (R$ 117.000 nas taxas de câmbio atuais). A publicação também relatou que o Grupo VW encarregou a Skoda de desenvolver o ID.2 e outros elétricos compactos da marca.

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram