Stellantis e Toyota ampliam parceria para van elétrica comercial
Pelo novo acordo, a Stellantis irá produzir um furgão de grande porte com a marca Toyota para o mercado europeu
A Stellantis e a divisão europeia da Toyota anunciaram hoje a expansão de sua parceria para o desenvolvimento de uma nova van comercial de grande porte, incluindo uma versão elétrica a bateria. O novo veículo marca o terceiro tipo de carroceria sob o acordo, completando a linha de utilitários com opções compacta, média e agora também de grande porte.
Pelo acordo, a Stellantis fornecerá à montadora japonesa o novo furgão elétrico para o mercado europeu sob a marca Toyota. O novo veículo será produzido nas fábricas da Stellantis em Gliwice, Polônia, e Atessa, Itália. Planejada para meados de 2024, a nova van marca a entrada no segmento de veículos comerciais de grande porte:
“Com este terceiro compromisso bem-sucedido, a Stellantis está demonstrando ainda mais sua experiência no segmento de veículos comerciais e no desenvolvimento de tecnologia de bateria elétrica destinada a atender a uma ampla gama de necessidades. Este acordo fortalece nossa liderança na UE30 para LCVs e veículos de baixa emissão e nos coloca um passo mais perto de alcançar nosso objetivo Dare Forward 2030 de nos tornarmos o líder global indiscutível de veículos comerciais leves, em termos de tecnologia, fabricação, participação de mercado e lucratividade”, disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis.
Galeria: Fiat E-Ducato
Essa parceria entre as duas empresas teve início em 2012 com o veículo utilitário da Toyota produzido na fábrica da Stellantis em Hordain na França, seguido em 2019 por novo modelo veículo comercial compacto, produzido na fábrica da Stellantis em Vigo, Espanha.
O segmento de veículos comerciais leves na Europa é responsável por uma parcela significativa das vendas globais de veículos novos no continente. Apesar de uma forte queda durante o primeiro trimestre de 2022 (-18,1%), os emplacamentos de veículos comerciais na UE totalizaram 411.097 unidades nesse período. Número apurado de acordo com os dados fornecidos pela Associação Europeia dos Fabricantes de Automóveis.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Os carros elétricos mais legais que devem chegar em 2025
Tesla foi a montadora que mais teve carros envolvidos em recalls em 2024
Futuros lançamentos da Stellantis nas novas plataformas elétricas
Tesla dá carga grátis "para sempre" para Cybertrucks encalhadas
Novo chassi para EVs: teste de impacto a 120 km/h e 1.000 km de alcance
Retrospectiva: como foi o ano de 2024 para o mundo dos elétricos?
Ford alerta: "sociedade ainda não está pronta para carros elétricos"