A Stellantis e a divisão europeia da Toyota anunciaram hoje a expansão de sua parceria para o desenvolvimento de uma nova van comercial de grande porte, incluindo uma versão elétrica a bateria. O novo veículo marca o terceiro tipo de carroceria sob o acordo, completando a linha de utilitários com opções compacta, média e agora também de grande porte.
Pelo acordo, a Stellantis fornecerá à montadora japonesa o novo furgão elétrico para o mercado europeu sob a marca Toyota. O novo veículo será produzido nas fábricas da Stellantis em Gliwice, Polônia, e Atessa, Itália. Planejada para meados de 2024, a nova van marca a entrada no segmento de veículos comerciais de grande porte:
“Com este terceiro compromisso bem-sucedido, a Stellantis está demonstrando ainda mais sua experiência no segmento de veículos comerciais e no desenvolvimento de tecnologia de bateria elétrica destinada a atender a uma ampla gama de necessidades. Este acordo fortalece nossa liderança na UE30 para LCVs e veículos de baixa emissão e nos coloca um passo mais perto de alcançar nosso objetivo Dare Forward 2030 de nos tornarmos o líder global indiscutível de veículos comerciais leves, em termos de tecnologia, fabricação, participação de mercado e lucratividade”, disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis.
Essa parceria entre as duas empresas teve início em 2012 com o veículo utilitário da Toyota produzido na fábrica da Stellantis em Hordain na França, seguido em 2019 por novo modelo veículo comercial compacto, produzido na fábrica da Stellantis em Vigo, Espanha.
O segmento de veículos comerciais leves na Europa é responsável por uma parcela significativa das vendas globais de veículos novos no continente. Apesar de uma forte queda durante o primeiro trimestre de 2022 (-18,1%), os emplacamentos de veículos comerciais na UE totalizaram 411.097 unidades nesse período. Número apurado de acordo com os dados fornecidos pela Associação Europeia dos Fabricantes de Automóveis.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
Metade de todos os carros elétricos do mundo são feitos na China
Stellantis: plataforma para SUVs e picapes com até 1.100 km de alcance
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Geely promove reestruturação: Zeekr assumirá o controle da Lynk & Co
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos