Após ter divulgado a ambiciosa meta de que 100% das vendas sejam de carros elétricos na Europa até 2030, a Stellantis destacou a importância da América do Sul para o grupo e anunciou objetivos mais modestos para a região em termos de eletrificação, que combinará a venda de carros híbridos a etanol e elétricos.  

O CEO da Stellantis, Carlos Tavares, encerrou visita de trabalho de três dias às instalações do grupo no Brasil, promovendo o processo de transformação do grupo em uma empresa de tecnologia de mobilidade sustentável. O foco será em tecnologia, eletrificação da linha e redução de emissões de carbono pela metade até o fim da década.

“A América do Sul é uma região estratégica para o grupo e tem-se comportado de modo exemplar nos planos operacional, de resultados e de compreensão das estratégias”, afirmou Tavares.

Galeria: Jeep Grand Cherokee 4xe Exclusive Launch Edition

Eletrificados: 20% de participação nas vendas

Na ocasião, o executivo reiterou os principais objetivos estabelecidos para a empresa na América do Sul, dentro do plano estratégico global Dare Forward 2030. A Stellantis projeta uma participação de mercado de pelo menos 25% e de que os veículos elétricos e híbridos respondam por 20% das vendas totais na região até 2030

A região será alvo de parte do investimento global de 14 bilhões de euros por ano, com foco em projetos de eletrificação e software. Segundo o grupo, os projetos de eletrificação podem ser combinados com o uso do etanol, sugerindo o desenvolvimento de veículos híbridos flex.  

"A combinação de etanol com eletrificação cria uma tecnologia ainda mais amigável no ponto de vista ambiental e de acessibilidade e esta é a direção em que a Stellantis deve seguir. Esta combinação, segundo Tavares, torna a propulsão limpa acessível a faixas maiores de consumidores."

Galeria: Jeep Compass 4xe

Carlos Tavares avalia que a tecnologia do carro elétrico ainda tem custo elevado, mas que tende a cair com a massificação. No entanto, pondera que esse ponto de inflexão ocorrerá primeiro em mercados como a Europa, China e Estados Unidos, o que proporcionará redução de custos em termos globais, viabilizando a expansão em mercados como América Latina. 

O plano da Stellantis envolve o lançamento de 16 modelos na América Latina até 2025, sendo 7 modelos elétricos e híbridos. Também está no programa o avanço da eletrificação da linha em sinergia com o etanol, além de investimentos em direção autônoma, em conectividade e novos serviços.

Entre os modelos eletrificados que chegarão ao Brasil, estão na lista o Jeep Compass 4xe, confirmado para este semestre e outras novidades como o Grand Cherokee 4xe, com possibilidades também Peugeot 3008 Hybrid, todos eles híbridos plug-in e também o primeiro Jeep elétrico, que terá porte inferior ao Renegade e ainda não foi apresentado de forma oficial.