Conforme anunciado, a Stellantis realizou nesta terça-feira (1º) a apresentação do 'Dare Forward 2030', seu plano estratégico para os próximos anos, orientado pela transição enérgica e combate às mudanças climáticas, com destaque para a meta de zero emissões líquidas de carbono até 2038. 

Além disso, o grupo formado pela fusão da FCA e PSA, promete ser líder na indústria automotiva na descarbonização e combate às mudanças climáticas, bem como dar um forte impulso na economia circular. A meta de redução das emissões líquidas de carbono é de 50% até 2030, chegando a zero no máximo em 2038.

Fotos - Plano estratégico de longo prazo da Stellantis

O CEO da Stellantis, Carlos Tavares, disse:

"O Dare Forward 2030 nos inspira a nos tornarmos muito mais do que jamais fomos. Estamos expandindo nossa visão, quebrando os limites e abraçando uma nova mentalidade, que busca transformar todas as facetas da mobilidade para o aperfeiçoamento de nossas famílias, comunidades e sociedades em que atuamos."

Dentro desse processo, a Stellantis anuncia a meta de que 100% das vendas na Europa e 50% nos Estados Unidos sejam de veículos elétricos a bateria até 2030. O objetivo é chegar ao final da década com 75 veículos elétricos no portfólio com vendas globais anuais de mais de 5 milhões de VEs.

Plano estratégico de longo prazo da Stellantis

Entre os destaques dessa nova caminhada da Stellantis está o primeiro veículo elétrico da Jeep, o SUV compacto que ficará abaixo do Renegade, que a empresa revelou em uma imagem na tela da apresentação, confirmando sua estreia para o início de 2023. 

Esta é a primeira vez que vemos o design do futuro SUV elétrico Jeep, que ainda não teve nenhum detalhe técnico revelado. No entanto, é provável que ele seja montado sobre a plataforma STLA Small, basicamente uma versão atualizada da plataforma utilizada pelos carros elétricos da PSA até o momento.

Hidrogênio

Por enquanto a Stellantis vende a Peugeot e-Expert Hydrogen, versão equipada com células de combustível da van média, mas a linha de hidrogênio irá crescer com a chegada de furgões grandes em 2024 e 2025, além do aumento na produção do e-Expert Hydrogen. Outra novidade no cronograma é uma picape grande a hidrogênio prevista para a segunda metade da década. 

Por fim, a Stellantis anunciou que dobrará a receita líquida do grupo até 2030 e manterá as magens de lucro operacional ajustado de dois dígitos ao longo da década.