"Portfólio 100% de carros elétricos até 2027 na Europa": Com esta declaração sucinta, o Grupo Stellantis anuncia a eliminação gradual dos carros a combustão da Fiat e da Abarth. As duas marcas italianas se tornarão, portanto, marcas exclusivamente elétricas em cinco anos. O anúncio foi feito em um gráfico com os resultados financeiros de 2021.
Isso significa que já está claro para seis marcas Stellantis quando o motor a combustão sairá de cena. Até agora, as datas de saída da DS (2024), Lancia (2026), Alfa (2027) e Opel (2028) eram conhecidas. A maioria dessas datas foram anunciadas quando os resultados financeiros do primeiro semestre de 2021 foram anunciados. O anúncio da Fiat acontece no momento em que os números do ano inteiro de 2021 são anunciados.
Até agora, a Fiat tem três carros elétricos no mercado – o Fiat 500 e, além dos veículos comerciais e-Ducato e e-Scudo, este cotado para o Brasil. O e-Ulysse em breve será lançado na Europa, mas trata-se apenas da versão envidraçada do e-Scudo.
Se acreditarmos no rumor, um Panda elétrico provavelmente estreará em seguida, provavelmente com base no conceito Centoventi apresentado em 2019. Uma nota sobre isso: No site da Fiat, o Centoventi Concept também aparece no configurador – como se fosse um modelo de produção.
Você pode até configurar o carro, embora a configuração esteja limitada às cores da carroceria e das rodas. Confira abaixo:
Seja o Centoventi ou outro carro, o novo cronograma da Stellantis ainda inclui o lançamento de um modelo totalmente elétrico para este ano ou para o próximo. Ele aparece com a nota TBA ("A Ser Anunciado") um pouco à direita do gráfico abaixo:
Em junho de 2021, o CEO da Fiat, Olivier François, havia dito: "Entre 2025 e 2030, nossa gama de produtos será gradualmente convertida em veículos puramente elétricos". Em janeiro, o chefe da marca prometeu então um novo Fiat elétrico baseado no Centoventi, que deveria ser apresentado em 2022 e lançado em 2023.