Uma das novidades mais aguardadas da Fiat em termos de eletrificação é a versão de produção do conceito Centoventi, que dará origem ao sucessor do Fiat Panda, que pela primeira vez terá uma versão 100% elétrica e também dará origem a um SUV compacto, todos com a promessa de "eletrificação acessível", ou seja, carros elétricos mais baratos. 

Essa nova linha de veículos criados a partir do conceito revelado em 2019 será uma das bases para o avanço da transição energética dentro da marca italiana. E recentemente, falando à Autoexpress, o CEO da Fiat, Olivier Francois, explicou um pouco mais sobre os planos para o sucessor do Panda.

Segundo o executivo, haverá uma grande mudança na composição do portfólio, com a linha 500 mais focada em estilo e os modelos derivados do Centoventi tendo uma proposta mais centrada em versatilidade e praticidade. 

Fiat Concept Centoventi
Fiat Concept Centoventi
Fiat Concept Centoventi

Outro ponto de destaque é que esses carros serão mais acessíveis em termos de preços, com foco no baixo custo de produção e robustez, assim como o Panda original de 1980 e também o Fiat Uno, modelos de grande projeção para a marca.  

Quando questionado sobre a estratégia baseada em "dois pilares" (500 e Centoventi), o executivo respondeu afirmativamente: "Exatamente, você está certo". No entanto, ainda não deu nomes aos novos carros, sugerindo que eles poderiam ser batizados com nomes clássicos da Fiat. 

"O que é certo é que agora eu tenho a possibilidade de inventar um novo nome, ou para resgatar algum nome lendário do passado. Estou me inclinando mais para o segundo, porque realmente temos esses modelos favoráveis, com muitos clientes felizes."

Fiat Concept Centoventi

Punto ou Panda?

Considerando a fala e as dicas dadas por François, entendemos que haverá um carro compacto (segmento B), que o executivo afirma que será imediatamente reconhecível como um Fiat. Além dele, haverá mais um (ou dois modelos), todos usando a plataforma CMP da Peugeot. 

"Então eu vou fazer um segmento B, e então vai ser um novo Punto? Vai ser um super Panda? Eu não sei. Vamos descobrir. O que é muito importante, e é aqui que você tem meu compromisso total, é que, obviamente, à primeira vista – mesmo sem badging ou branding – você vai reconhecê-lo como um Fiat."

Lembrando que a Fiat já anunciou um SUV compacto ainda não identificado que será produzido na fábrica de Tichy na Polônia (que produz os modelos 500 e Lancia Ypsilon) a partir de 2023, o mesmo ano em que François espera que os 'Novos Panda' cheguem ao mercado.

E falando um pouco do conceito Centoventi, ele mede 3,68 metros de comprimento e antecipa um carro que terá um alto grau de personalização em itens como cores, configuração do acabamento interno, teto e até mesmo na capacidade das baterias modulares, que pode ser alterada de acordo com as preferências dos clientes para autonomia entre 100 km e 500 km.

Fiat: Autoexpress