Apesar de as scooters ainda dominarem o cenário da eletrificação das motocicletas no Brasil, cada vez mais motos utilitárias e movidas por baterias estão começando a aparecer em nosso mercado. Depois da Voltz com a EVS e da Shineray com a SHE-S, mais um modelo está chegando por aqui para competir na categoria de modelos com até 3 kW de potência.
Trata-se da VMoto Super Soco TSX, marca representada no Brasil pela empresa Riba. No site da empresa, a novidade já está aparecendo com opções dotadas de 1 ou 2 baterias. O preço informado é de R$ 26.990, mas a Riba não confirmou até o momento para qual das versões este valor é válido. No entanto, as baterias não são removíveis e o carregamento tem que ser feito diretamente na moto.
Com este preço a Super Soco já chega em desvantagem na comparação com as rivais. A Voltz EVS com 1 bateria parte de R$ 19.990, enquanto a Shineray SHE-S na mesma condição custa R$ 19.290. A TSX também fica para traz em velocidade máxima, chegando a 75 km/h contra, respectivamente, 120 km/h e 90 km/h de suas rivais.
O desempenho é garantido por um motor Bosch instalado diretamente na roda traseira. Como é praxe no segmento, ele entrega 1,5 kW (2 cv) de potência contínua, com picos de 3 kW (4 cv). O torque máximo informado pela Riba para a VMoto Super Soco TSX é de 14,2 kgfm. Cada bateria tem 1,8 kWh de capacidade, e a moto pode rodar até 60 km em modo Sport ou até 100 km no como econômico. Com duas baterias, os números dobram.
A Super Soco TSX tem 1,89 metros de comprimento e 1,06 m de altura. O assento fica a 770 mm do solo. A empresa alega que a moto tem 65 kg de peso, mas é provável que este número não leve em consideração as baterias. Seu chassi mescla aço na porção central onde ficam instalados o motor e as baterias, mas a parte traseira que suporta o banco e o garupa é de alumínio.
Na parte ciclística, a TSX conta com um garfo dianteiro invertido, enquanto o quadro elástico traseira é tem amortecedor único. Ambas as rodas têm 17 polegadas de diâmetro. Para realizar as frenagens, a moto da Super Soco tem disco simples na dianteira com 220 mm e diâmetro e outro simples na traseira de 180 mm. A moto não tem ABS, apenas o CBS, sistema de acionamento combinado dos freios.
Entre os principais itens de série, a nova VMoto Super Soco TSX traz iluminação completa por lâmpadas de LED, chave presencial, partida por botão e alarme. O painel de instrumentos é digital com tela de LCD. Além da velocidade, ele exibe informações de relógio, autonomia e temperatura, por exemplo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Yamaha Neo's Connected: 1ª scooter elétrica da marca é apresentada no Brasil
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Mais motos híbridas estão a caminho e a origem é a Índia
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
BYD faz parceria para impulsionar revolução de motos elétricas na África
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Yamaha registra patente de moto elétrica com embreagem para o motocross