page ad skin

Toyota lança sistema residencial de armazenamento de energia com baterias

Sistema baseado em baterias de veículos eletrificados tem 8,7 kWh de capacidade e potência de até 5,5 kW

Sistema de armazenamento de energia de bateria Toyota para uso residencial

A exemplo de outras montadoras, como a Tesla e a BMW, a japonesa Toyota anuncia o lançamento de um novo sistema de armazenamento de energia com base nas baterias de veículos eletrificados para uso residencial, baseado no conceito de "vida útil segura e longa, alta qualidade, bom custo benefício e alto desempenho".

De acordo com o fabricante, o sistema chamado Kyuden O-Uchi utiliza muitos anos de desenvolvimento de veículos eletrificados, bem como peças embarcadas. É previsto para uso normal (eletricidade fora do pico, suporte de sistema fotovoltaico doméstico e carregamento de veículos elétricos), bem como uma fonte de emergência de eletrificada (durante quedas de energia causadas por desastres naturais).

Sistema de armazenamento de energia de bateria Toyota para uso residencial
Sistema de armazenamento de energia de bateria Toyota para uso residencial

A capacidade da bateria é de 8,7 kWh, enquanto a potência é de até 5,5 kW. O comunicado oficial da Toyota não diz se é possível combinar várias unidades em um sistema para maior capacidade/potência.

Um elemento interessante nesse Sistema Toyota O-Uchi Kyuden é a capacidade bidirecional do veículo para a residência (até 1,1 kW de potência) com o uso de uma entrada de carregamento para corrente alternada e um adaptador especial.

"Exclusivo da Toyota, o sistema suporta o fornecimento de energia *2 de veículos eletrificados (HEV, PHEV, BEV, FCEV) a 100V AC, e pode usar eletricidade armazenada em veículos eletrificados como fonte de alimentação de backup durante quedas de energia, permitindo que os usuários vivam com tranquilidade."

Sistema de armazenamento de energia de bateria Toyota para uso residencial

Além disso, os veículos eletrificados da Toyota no Japão também podem fornecer energia através de tomadas AC (100V) a bordo. Com o uso de um roteador LAN sem fio, conectado a um condicionador de energia híbrido e a um aplicativo, existe a possibilidade de visualizar o status e alterar as configurações do sistema.

Pelo menos inicialmente, o Sistema Toyota O-Uchi Kyuden está disponível apenas no Japão. A empresa começou recentemente a receber encomendas, enquanto as vendas começarão em agosto, através de construtoras e construtoras em geral.

Acreditamos que é apenas uma questão de tempo até vermos produtos similares também em outros mercados.

Sistema Toyota O-Uchi Kyuden:

  • Capacidade nominal: 8,7 kWh
  • Potência máxima: 5,5 kW
  • Temperaturas de operação: -20°C a +45°C
    (-20°C a +40°C ao usar operação automatizada ou adaptador de alimentação do veículo)
  • Dimensões e Peso (L x W x H)
  • Condicionador de energia híbrido: 445 x 198 x 698 mm / 33 kg
  • CONVERSOR DC-to-DC: 337 x 92,4 x 429 mm / 429 mm / 429 mm 9,0 kg
  • Unidade de bateria de armazenamento: 1.142 x 341 x 432 mm / 142 kg
  • Adaptador de fonte de alimentação do veículo: 372 x 140 x 532 mm / 9,0 kg
  • Localização da instalação: Ao ar livre
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários