Os carros elétricos estão cada vez mais ligados às fontes de energia renováveis. O último casamento neste sentido surge da colaboração entre a alemã BMW e a Solarwatt, empresa que constrói sistemas fotovoltaicos. O resultado da parceria é denominado "Battery flex", um sistema de armazenamento doméstico que utiliza os componentes da bateria fornecidos pela montadora.
Depois de coletada por painéis solares e armazenada, a energia pode ser usada para abastecer residências e, é claro, carros que 'vão na tomada'. A bateria flex estará disponível no mercado até o final do ano.
O sistema de armazenamento é modular e tem capacidade total entre 4,8 kWh e um máximo de 240 kWh. As duas empresas informaram que o sistema se integrará perfeitamente com os sistemas fotovoltaicos existentes, tanto em corrente contínua (DC) como em corrente alternada (AC). O peso dos componentes individuais, que atinge no máximo 25 quilos, permite uma instalação bastante fácil do acumulador.
O download das atualizações será feito automaticamente: basta conectar-se à conexão de internet da casa. Mas, acima de tudo, a BMW e Solarwatt visam reduzir tanto o consumo de eletricidade, com benefícios na conta de luz, quanto as emissões de CO2, e assim cumprir sua parcela de responsabilidade com o meio ambiente.
Eric Hamm, chefe de sistemas de acionamento para clientes industriais e remanufatura da BMW, disse sem muitas palavras:
"Atribuímos grande importância em garantir que todos os aspectos ambientais e sociais sejam respeitados em nossas cadeias de suprimentos. Estamos satisfeitos que através da parceria com a Solarwatt possamos dar mais uma contribuição positiva e uma maior união entre a mobilidade fotovoltaica e elétrica".
Stefan Quandt, o número um da Solarwatt também confirma a meta ambiental:
"Produzimos de forma sustentável e podemos garantir que a nossa cadeia de abastecimento é gerida de forma a ter em conta os aspectos sociais e ecológicos".
Embora com uma abordagem diferente da Tesla, com seu sistema de energia solar, a BMW também está se concentrando na energia fotovoltaica à sua maneira.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BMW, Ford e Honda: joint venture e software para otimizar as recargas
Leapmotor amplia presença global com estratégia similar à da BYD
Teste BMW iX2 xDrive30: SUV cupê elétrico ousa no visual e cativa ao volante
Mercedes-AMG fará seu próprio SUV elétrico de alto desempenho
BMW anuncia lançamento de seu primeiro carro a hidrogênio para 2028
Bombeiros de SP mantém licença para edificações com carregadores
BMW ultrapassa Tesla pela 1ª vez nas vendas de carros elétricos na Europa