Após uma leve queda em abril, as vendas de veículos elétricos e híbridos no Brasil voltaram a crescer em maio. Segundo os dados compilados pela ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos), o aumento foi de 8,5% na comparação com abril e 9% sobre maio de 2021.
E ainda que a maior parte das vendas de eletrificados no Brasil seja de veículos híbridos convencionais (HEV), ou seja, os modelos que não vão na tomada, como o Toyota Corolla Hybrid, os totalmente elétricos (BEV) e híbridos plug-in (PHEV) estão aumentando a sua participação rapidamente.
Falando exclusivamente dos veículos elétricos, o destaque do mês foram os comerciais leves elétricos, que saltaram de apenas 14 unidades emplacadas em abril para 59 em maio (aumento de 321%) - ainda assim, abaixo dos 97 emplacamentos de março.
No acumulado do ano, foram 16.354 eletrificados (híbridos, híbridos plug-in e elétricos) vendidos de janeiro a maio, um crescimento de 54% sobre os 10.392 dos cinco primeiros meses de 2021.
O mercado segue em nítido contraste com a evolução do conjunto das vendas domésticas totais de automóveis e comerciais leves convencionais, que caíram 18% nos cinco primeiros meses em relação ao mesmo período do ano passado (Fenabrave).
Quanto aos veículos elétricos mais vendidos, a liderança do ranking segue com o Volvo XC40 Recharge (398), que foi o líder no ano passado. O segundo colocado é o 'irmão' C40 Recharge (234), com o pequeno JAC e-JS1 (189) fechando o pódio.
Na quarta posição vem o Mini Cooper SE (162), seguido pelo Fiat 500 elétrico (146). O restante do top 10 traz modelos como o 'veterano' Nissan Leaf, Porsche Taycan - que foi destaque em vendas no primeiro semestre do ano passado -, e encerra com o Renault Zoe, JAC e-JS4 e o veículo comercial Citroën e-Jumpy, lançado no início de 2022.
Fonte: ABVE/Renavam/Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
Trump quer eliminar crédito fiscal para carros elétricos; Tesla apoia
Stellantis: plataforma para SUVs e picapes com até 1.100 km de alcance
Zeekr 7x: versão internacional do SUV elétrico é flagrada sem camuflagens
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Teste BYD Yuan Pro: honesto como SUV elétrico urbano, mas há ressalvas
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos