A BYD está pronta para se tornar uma fornecedora de baterias para a Tesla. Após os rumores que surgiram em meados do ano passado, agora veio a confirmação por meio de um executivo da marca chinesa. O acordo se refere ao fornecimento de baterias que utilizam a composição LFP (ferro-fosfato-lítio).
Durante uma entrevista com Kui Yingchun, apresentador do canal estatal chinês CGTN, Lian Yubo, vice-presidente executivo da BYD afirmou:
"Agora somos bons amigos de Elon Musk... e estamos prontos para entregar nossas baterias a ele e sua empresa".
As baterias LFP da BYD estão cada vez mais presentes em seus próprios veículos e se caracterizam pelo formato CTP (Cell to Pack), livre de módulos, sendo composto por uma matriz de células estreitas (de 0,6 a 2,5 metros de comprimento) que são inseridas no pacote - uma estrutura que permite otimizar o uso do espaço e ampliar a densidade de volume em 30%.
Com esta nova parceria a Tesla faz um movimento que permitirá reduzir sua dependência da também chinesa CATL, atualmente a maior produtora global de baterias para veículos elétricos e que já enxerga no retrovisor a BYD, que tem aumentado substancialmente sua produção interna de acumuladores, tanto para equipar seus próprios veículos quanto para fornecer às outras montadoras, como a Toyota, por exemplo.
Segundo relatado, a BYD fornecerá à Tesla as baterias LFP, aquelas fosfato de ferro de lítio que Elon Musk usa para as versões de entrada dos modelos Tesla Model 3 e Model Y. Neste caso, apoiará a CATL, no momento o único outro fornecedor desse tipo de acumuladores para a montadora de Elon Musk.
Ainda não é oficial, mas especula-se que a Tesla irá utilizar as referidas baterias LFP também em seu próximo desenvolvimento, o carro elétrico de entrada da marca que promete custar na faixa de US$ 25.000 (R$ 121.400).
Terceira maior montadora global em valor de mercado, de acordo os dados mais recentes da plataforma Companies Market Cap, a BYD também assumiu a liderança mundial na produção de carros elétricos e híbridos plug-in no acumulado de 2022.
Fonte: Reuters
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Ele não sabe fazer uma bateria": diretor da CATL critica Elon Musk
Jaguar: inédito sedã elétrico de luxo aparece pela primeira vez
México está perguntando onde foi parar sua gigafábrica da Tesla
Electric Days: Arrow e Jadlog firmam parceria para van elétrica nacional
Tesla no Brasil? Como Trump pode impactar o futuro dos elétricos no país
BYD ampliará investimentos para acelerar construção de fábrica na Bahia
Tesla Model 2 está cancelado; então o carro elétrico barato é o Cybercab?