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BYD irá fornecer baterias Blade à Tesla: "Elon Musk é um amigo"

Gigante chinesa anuncia parceria com a Tesla para o fornecimento de baterias para seus carros elétricos de entrada

BYD e-platform 3 (6) - baterias Blade

A BYD está pronta para se tornar uma fornecedora de baterias para a Tesla. Após os rumores que surgiram em meados do ano passado, agora veio a confirmação por meio de um executivo da marca chinesa. O acordo se refere ao fornecimento de baterias que utilizam a composição LFP (ferro-fosfato-lítio).

Durante uma entrevista com Kui Yingchun, apresentador do canal estatal chinês CGTN, Lian Yubo, vice-presidente executivo da BYD afirmou: 

"Agora somos bons amigos de Elon Musk... e estamos prontos para entregar nossas baterias a ele e sua empresa".

Galeria: BYD Blade Battery

As baterias LFP da BYD estão cada vez mais presentes em seus próprios veículos e se caracterizam pelo formato CTP (Cell to Pack), livre de módulos, sendo composto por uma matriz de células estreitas (de 0,6 a 2,5 metros de comprimento) que são inseridas no pacote - uma estrutura que permite otimizar o uso do espaço e ampliar a densidade de volume em 30%. 

Com esta nova parceria a Tesla faz um movimento que permitirá reduzir sua dependência da também chinesa CATL, atualmente a maior produtora global de baterias para veículos elétricos e que já enxerga no retrovisor a BYD, que tem aumentado substancialmente sua produção interna de acumuladores, tanto para equipar seus próprios veículos quanto para fornecer às outras montadoras, como a Toyota, por exemplo. 

Segundo relatado, a BYD fornecerá à Tesla as baterias LFP, aquelas fosfato de ferro de lítio que Elon Musk usa para as versões de entrada dos modelos Tesla Model 3 e Model Y. Neste caso, apoiará a CATL, no momento o único outro fornecedor desse tipo de acumuladores para a montadora de Elon Musk

Tesla hatch compacto
Futuro Tesla de US$ 25.000 - projeção

Ainda não é oficial, mas especula-se que a Tesla irá utilizar as referidas baterias LFP também em seu próximo desenvolvimento, o carro elétrico de entrada da marca que promete custar na faixa de US$ 25.000 (R$ 121.400). 

Terceira maior montadora global em valor de mercado, de acordo os dados mais recentes da plataforma Companies Market Cap, a BYD também assumiu a liderança mundial na produção de carros elétricos e híbridos plug-in no acumulado de 2022.

Fonte: Reuters

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