A BYD se transformou na terceira empresa automotiva mais valiosa do mundo. Com valor de mercado de aproximadamente US$ 113,15 bilhões, a montadora chinesa só ficou abaixo da Tesla, que lidera o ranking, e a Toyota, segunda colocada. As europeias Volkswagen (4º) e Mercedes-Benz (5º) completam o G5 das marcas mais valiosas. 

Os dados foram reunidos pela plataforma Companies Market Cap e refletem o crescimento da companhia, que se tornou a segunda maior produtora de veículos elétricos do mundo no primeiro trimestre de 2022. Além disso, em abril deste ano, a BYD alcançou uma liderança inédita entre as montadoras em vendas no mercado chinês com a comercialização de mais de 102 mil automóveis elétricos.

Galeria: BYD Seal

Expandindo suas atividades no Brasil com o início da comercialização de automóveis de passeio, a BYD lançou no final de 2021 o SUV elétrico de 7 lugares BYD Tan e no mês passado o sedã elétrico topo de linha BYD Han. 

No caso do SUV, o primeiro lote esgotou durante a pré-venda ainda em dezembro de 2021, com o mesmo ocorrendo com o sedã elétrico, que teve todas as 50 unidades do primeiro lote de importação em pré-venda comercializadas em apenas um mês.

Além disso, a BYD deu iniciou a consolidação de uma rede de concessionárias. A Eurobike, localizada na capital paulista, foi anunciada como primeira loja da marca em território nacional e abriu as portas em abril.

BYD D1 - carro eletrico app de transporte (5)
BYD D1

A meta da montadora é encerrar o ano com 45 pontos de venda nas principais cidades brasileiras (até o momento, 25 parceiros já foram nomeados pela BYD). A expectativa é contar com uma rede de 100 concessionárias espalhadas pelo país até o final de 2023.

“O mundo vai mais que dobrar a venda de veículos elétricos em 2022 para quase 20% do total e, até 2025, acreditamos que a venda de elétricos deve superar a venda de veículos à combustão tradicional pelo mundo. É uma transformação inimaginável há poucos anos” finaliza Adalberto Maluf, diretor de Marketing e Sustentabilidade da BYD Brasil.

Ainda que o valor de mercado seja algo volátil e suscetível a oscilações, a BYD deve continuar acelerando cada vez mais a sua transição para veículos eletrificados. A marca anunciou no mês passado que passou a produzir exclusivamente veículos híbridos plug-in e elétricos, aposentando os modelos exclusivamente a combustão.

Além disso, a BYD tem uma lista de lançamentos de veículos elétricos nos próximos meses. Após a apresentação do sedã elétrico BYD Seal, um modelo do porte de um Tesla Model 3, a marca se prepara para lançar um carro elétrico compacto, o BYD Seagull, que será revelado entre junho e julho na China. 

No Brasil, o próximo lançamento será o BYD D1, um carro elétrico que será vendido inicialmente apenas para os serviços de aplicativos e frotas. Em seguida, será a vez do BYD Song, um SUV híbrido que se destaca pela autonomia combinada de mais de 1.200 km.