Enquanto projetos para promover a mobilidade elétrica no país tramitam no Congresso, o Governo Federal também discute o tema por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), que promoveu nesta semana o 1º de uma série de dois seminários para discutir a implementação de frotas de transporte público coletivo movidas a eletricidade.

Segundo divulgado no portal do Governo Federal, a ação faz parte do projeto “EletroMobilidade: transição para a eletromobilidade nas cidades brasileiras”. e contou com a presença da secretária nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano do MDR, Sandra Holanda:

“Essa iniciativa é fundamental para que consigamos avançar nessa pauta da eletromobilidade, que é totalmente vinculada à sustentabilidade ambiental e à melhoria na qualidade das cidades”, afirmou Sandra.

BYD onibus eletrico articulado

Este projeto é financiado pelo Fundo de Tecnologia Limpa do Climate Investment Fund (CIF), administrado pelo Banco Mundial. Sua execução fica a cargo do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) e tem o MDR como o principal beneficiário da ação.

Em linhas gerais, a ação tem como principais objetivos promover uma melhoria do conhecimento técnico, financeiro e institucional dos órgãos governamentais nas diversas esferas, além de apoiar a preparação de projetos-piloto de ônibus elétricos em cidades brasileiras.

Ônibus elétrico Azure A12BR (4)

Segundo relatado, as primeiras 'propostas-teste' para a implementação da frota movida por energia elétrica serão implementadas em Belo Horizonte (MG) e Fortaleza (CE).

“Como toda transformação, ela é disruptiva. Há potencial, então, para todos os governos, em seus diversos níveis de capacidade, se envolverem com eletromobilidade. E o mercado tem sido bastante sustentado por iniciativas governamentais de fomento ao uso dessa matriz na mobilidade urbana. E é importante a participação do Governo Federal para trazer essa visão mais ampla”, afirmou a representante do Banco Mundial no debate, Aline Eloyse Lang.

Foram apresentadas ações já em andamento nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e São José dos Campos (SP) para a implementação de frotas de ônibus elétricos a bateria. Na mesma oportunidade, foram compartilhados os principais desafios e métodos mais eficazes para fazer a transição energética dessas frotas.

“A eletromobilidade é uma coisa nova e que já traz elementos de inovação. O MDR está à disposição de todos para avançarmos nesta questão. Mas é importante frisar que não há um modelo de negócio único para o Brasil. Cada cidade brasileira tem a sua realidade e os projetos terão que ser adequados às condições de cada uma delas”, apontou o diretor substituto de Planejamento Integrado e Ações Estratégicas do MDR, Fernando Araldi.

De acordo com a programação do Ministério do Desenvolvimento Regional está previsto um segundo seminário marcado para o dia 21 de junho, oportunidade em que serão discutidas as perspectivas de financiamento da mobilidade elétrica no transporte público no Brasil - a programação será transmitida pelo canal do MDR no YouTube.