A startup Aptera, que está se preparando para vender seu triciclo elétrico com painéis solares, concluiu uma nova rodada de financiamento que lhe permitiu arrecadar cerca de 40 milhões de dólares. Esse valor deve permitir que a empresa sediada em San Diego inicie a produção até o final do ano.
Segundo o site Electrek, a Aptera ressalta que "durante esta rodada de financiamento arrecadamos mais de 40 milhões de dólares: queremos agradecer às muitas pessoas e instituições que participaram e que com sua contribuição nos permitem continuar a alcançar o sucesso".
A Aptera, que na verdade ainda é uma startup, foi fundada há 17 anos e em 2019 mudou seu nome para Aptera Motors Corporation. Ao longo de sua história, apresentou vários protótipos de veículos elétricos de três rodas, nenhum dos quais jamais chegou ao mercado. A última, cuja última aparição foi exibida em 2020, será produzida e vendida regularmente.
Graças ao seu baixo peso, alta eficiência global (incluindo fotovoltaica) e um Cx de apenas 0,13, de acordo com as promessas da equipe, ele pode percorrer até 1.600 km com uma única carga. Já foram feitas 22 mil reservas para este novo veículo, indicado pela sigla SEV (Veículo Solar Elétrico).
Para reservar um exemplar basta pagar um depósito de 100 dólares. Para decidir qual versão comprar, no entanto, você pode acessar o configurador online e escolher o meio que preferir. Os preços - reservados por enquanto para o único mercado, os Estados Unidos - variam de 25.900 a 50.700 dólares (R$ 132.800 a R$ 260.000), dependendo das características técnicas.
Por enquanto, no Aptera, você pode escolher entre 4 opções de bateria. Cada um corresponde claramente a uma autonomia diferente.
Duas, no entanto, são as variantes de propulsão. Você pode escolher o triciclo de tração dianteira ou o triciclo de tração integral, com um segundo motor elétrico montado no eixo traseiro, que é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos.
Finalmente, você pode escolher entre dois tipos de painéis solares. Há o padrão, no teto e no capô, e há os que se estendem até a parte de trás da carroceria. Nesta segunda configuração, graças precisamente à contribuição do sistema fotovoltaico, o Aptera pode ganhar até 60 km de alcance por dia.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv