Ficou pronto! O carro elétrico com painel solar produzido pela Lightyear foi apresentado em sua versão final. Revelado ontem durante uma estreia mundial online, ele finalmente fez sua apresentação definitiva, e com uma mudança de nome: antes chamado Lightyear One, agora se torna o Lightyear 0.

Ao todo foram 6 anos de desenvolvimento. Agora ele está finalmente pronto e estará disponível para encomendas a partir do terceiro trimestre. O Lightyear 0, que será produzido na Finlândia a partir de meados do ano, terá um preço inicial de 250.000 euros, ou mais de R$ 1,3 milhão em uma conversão direta. Se você quiser comprar um, tudo o que você precisa fazer é acessar o configurador online e escolher o seu exemplar. E lembre-se que a produção será de apenas 946 unidades.

Galeria: Lightyear 0

50 km por dia graças ao Sol

O Lightyear 0 nasceu da ideia de uma startup holandesa focada em carros elétricos com painéis solares e desde o início o projeto estabeleceu algumas metas, incluindo, por exemplo, um alcance de cerca de 700 km com uma única carga. Após sucessivas melhorias, o último protótipo conseguiu cobrir 710 km sem a necessidade de parar para recarregar no ano passado. 

Durante a apresentação foi dito que a versão padrão, equipada com uma bateria de 60 kWh, chegará de fato a um alcance WLTP de 625 km, mas isso, graças à presença de painéis solares, aumentará para quase 700 km (695 km, sempre de acordo com o ciclo WLTP).

A empresa também afirmou que em um dia ensolarado médio na Holanda o carro pode rodar cerca de 50 km por dia apenas graças à energia proveniente dos 5 metros quadrados de painéis solares no teto e capô. E deve-se dizer que a Holanda não é exatamente o lugar mais ensolarado da Europa.

  • Bateria: 60 kWh
  • Alcance: 695 km (625 km da bateria + 70 km dos painéis solares)
  • Peso: 1.575 kg
  • Cx: 0.19
  • Consumo médio: 10,5 kWh/100 km

Por que painéis solares?

O conceito por trás deste sedã de emissão zero foi explicado pelo próprio Lex Hoefsloot, que é o co-fundador e CEO da Lightyear:

"Os carros elétricos são um passo na direção certa quando se trata da mobilidade do futuro, mas na Europa esperamos ver 84 milhões de veículos elétricos nas vias até 2030 e todos esses carros terão que recarregar. Acreditamos que um carro que pode reduzir a dependência de um carregador pode ser atraente e também mais fácil de usar."

Há também outras vantagens: "Além disso – continua Hoeflsoot – há também o problema relacionado à bateria. Podemos adotar acumuladores menores, precisamente porque podemos recarregá-los em movimento. Isso traz benefícios de custo, peso e também impacto no meio ambiente".