A Mercedes-Benz acaba de revelar um veículo que mostra sua visão para as futuras vans elétricas de entregas. Trata-se de um Sprinter elétrico, mas que incorpora muitas novidades, muitas delas inéditas, seja em veículos de produção ou mesmo em conceitos.

O veículo chamado Sustaineer chama realmente a atenção pela enorme matriz solar no teto, com 4,8 metros quadrados. A Mercedes-Benz diz que a placa solar pode fornecer até 3.800 km de autonomia adicional (e gratuita) por ano, em áreas mais solares (embora não dê um exemplo concreto de uma região onde o número é aplicável).

Outra grande característica que está sendo divulgada com esse conceito são seus filtros de partículas embutidos que estão localizados na grade do veículo, bem como em sua parte inferior. Seu objetivo é limpar o ar ao redor do veículo enquanto ele circula, especialmente as partículas emitidas pelo próprio veículo - mesmo sendo totalmente elétrico, seus pneus e freios ainda poluem o ar e esta é a resposta da Mercedes para esse problema.

O fabricante alemão diz que o sistema pode limpar cerca de 50% das partículas de até 10 micrômetros que estão próximas do veículo. A porta de correr também é inteligente nesta van - eles a chamam de porta speedy delivery e seu atrativo é que ela pode abrir por conta própria quando uma pessoa se aproxima e isso aparentemente pode economizar até 25 minutos em uma rota de entrega com 150 paradas.

Materiais reciclados e renováveis também são usados neste veículo, sugerindo que a Mercedes deseja integrá-los em seus futuros veículos comerciais. O revestimento inferior, por exemplo, é feito de polipropileno reciclado e fibras de pneus reciclados, ou a divisória entre a parte da cabine na frente e a área de carga na parte traseira, que é feita de palha que é tratada para torná-la impermeável.

A Mercedes não tem intenção de colocar um Sprinter elétrico como este em produção. Este conceito apenas mostra algumas das ideias que a montadora quer implementar em suas futuras vans, à medida em que avança com a participação de veículos elétricos e mais limpos em seu portfólio.