Este é o Mercedes Concept EQT, a prévia do totalmente novo Mercedes EQT elétrico que chegará ao mercado em 2022. O estudo que antecipa a van compacta de luxo é baseado no mais recente Renault Kangoo elétrico, da mesma forma que o futuro Classe T regular está relacionado ao Kangoo com motor a combustão.

Em todo caso, uma coisa é certa: em comparação com o antecessor Citan, o Concept EQT parece extremamente diferente e muito mais estiloso. Tem 4.945 milímetros de comprimento, 1.863 milímetros de largura e 1.826 milímetros de altura. 

Galeria: Mercedes Concept EQT

A Mercedes chama o EQT e o Classe T de "o primeiro veículo premium para famílias e clientes particulares voltados para o lazer no segmento de vans compactas". O veículo conceito da próxima série combina amplo espaço e versatilidade para até sete ocupantes.

"Com o próximo Classe T estamos expandindo nosso portfólio no segmento de vans pequenas. Estamos atendendo famílias e clientes particulares de lazer de todas as idades que precisam de muito espaço e máxima versatilidade, mas não querem abrir mão do conforto e do estilo. O Classe T oferece uma entrada atraente no mundo Mercedes. E como mostra o Concept EQT: Estamos implementando consistentemente nossa reivindicação de liderança em eletromobilidade e também ofereceremos um modelo totalmente elétrico neste segmento no futuro ", disse Marcus Breitschwerdt, chefe da Mercedes Vans.

Mercedes Concept EQT - interior

O Concept EQT é instantaneamente reconhecido como um membro da família Mercedes-EQ. Proporções equilibradas e linhas 'sensuais' caracterizam o design. Ombros musculosos e arcos das rodas (com 21") pronunciados enfatizam a força e a emoção. O painel frontal em preto com faróis de LED e aparência 'brilhante' é um dos destaques. 

Além disso, estão presentes o teto panorâmico e o espaço para um interessante longboard elétrico com compartimento próprio na parte traseira. Há também uma faixa de luz que conecta os faróis de LEDs e as lanternas, também de LEDs. 

O interior do conceito é caracterizado por um contraste em preto e branco. Os bancos são revestidos com couro napa branco. Destaque para o painel de instrumentos com sua "forma sensual" (de acordo com a Mercedes). A parte superior tem o formato de asa e se funde dinamicamente com o quadro de instrumentos.

Mercedes Concept EQT

Outra novidade é o sistema de informação e entretenimento MBUX (Mercedes User Experience), dotado de inteligência artificial, pela primeira vez em uma van. O sistema pode ser operado usando a tela central autônoma com função de toque, os botões de controle no volante e, opcionalmente, o assistente de voz "Hey Mercedes".

O Concept EQT tem portas deslizantes que se abrem de forma ampla em ambos os lados para que os dois assentos individuais completos na terceira fileira tenham acesso mais fácil. Na segunda fileira de assentos, três cadeiras para crianças podem ser instaladas lado a lado.

A traseira conta com espaço de carga particularmente espaçoso. Se precisar de mais espaço, os bancos da terceira fila podem ser rebatidos ou removidos. Há espaço suficiente para carrinhos de bebê, transportadores de cães e outros equipamentos de lazer. 

O novo Classe T, que será lançado no mercado em 2022, complementa o portfólio no segmento de vans compactas ao lado do Citan, de proposta mais comercial e que fará sua estreia neste ano com uma versão totalmente elétrica, inicialmente como veículo comercial e depois para passageiros.  

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram