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Toyota rebate críticas: consumidores ditam o ritmo de eletrificação

Acionistas pressionam montadora japonesa para suspender o lobby contra a rápida transição para os veículos elétricos

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A Toyota está respondendo aos críticos que afirmam que a marca tem sido lenta em adotar veículos elétricos a bateria, argumentando que a escolha dos clientes é quem dita o ritmo da eletrificação.

Em sua conferência anual realizada em 15 de junho, a gigante japonesa disse que precisa oferecer uma variedade de opções de carros para diferentes mercados e clientes e que se manterá com tecnologias que incluem veículos a célula de combustível e híbridos.

"O objetivo é a neutralidade de carbono", disse o Diretor de Tecnologia da Toyota Masahiko Maeda durante a reunião, de acordo com a Reuters, acrescentando que "os clientes precisam tomar a decisão" a fim de popularizar os carros elétricos e também os híbridos plug-in. Os consumidores devem ter uma variedade de opções disponíveis e o fabricante de automóveis não deve restringir essas opções, completou o executivo. 

Galeria: Toyota bZ4X (EUA)

Os comentários foram feitos em resposta às perguntas apresentadas pelo fundo de pensão dinamarquês AkademikerPension, um acionista que também pediu à Toyota que parasse de fazer lobby para barrar a rápida transição para veículos elétricos a bateria.

A Toyota argumenta que os veículos híbridos ainda fazem sentido nos mercados onde a infraestrutura não está pronta para suportar uma mudança mais rápida para veículos elétricos a bateria. A montadora também está explorando a viabilidade de combustíveis verdes para carros de motores de combustão interna, incluindo o hidrogênio.

A abordagem pragmática da Toyota para a descarbonização está em desacordo com o apelo dos grupos ambientais para uma ação imediata. Outrora uma das favoritas dos ambientalistas pelo Toyota Prius híbrido lançado há mais de duas décadas, a Toyota tem sido criticada por alguns investidores por se recusar a eliminar gradualmente carros movidos a gasolina e seu lobby sobre a política climática.

Toyota Corolla Cross XRX Hybrid 2022 (Teste)

Ainda assim, a montadora japonesa tem trabalhado para reduzir as emissões de gases de efeito estufa da fase de produção de veículos e no ano passado se comprometeu a gastar US$ 60 bilhões até 2030 para eletrificar seus carros.

Embora metade desse montante seja para o desenvolvimento de veículos totalmente elétricos, a Toyota espera que as vendas anuais desses carros atinjam apenas 3,5 milhões de veículos até o final da década, ou cerca de um terço das vendas atuais.

A Toyota lançou recentemente seu primeiro veículo totalmente elétrico produzido em massa, o BZ4X um SUV co-desenvolvido com a Subaru. Nos EUA, o Toyota bZ4X tem preço inicial de US$ 42.000 - sem considerar o frete e incentivos federais. A divisão Lexus da Toyota também apresentará o 'primo rico' RZ450e totalmente elétrico ainda este ano.

No Brasil, a Toyota ainda nem toca no assunto dos carros elétricos, mas segue liderando o mercado de veículos eletrificados com os modelos híbridos a etanol Corolla Hybrid e Corolla Cross Hybrid produzidos localmente, além do RAV4 híbrido, também vendido por aqui. 

A montadora acredita no potencial dos híbridos flex/etanol e tem investido para ampliar as possibilidades desse tipo de propulsão em termos locais e globais. Mas como a própria Toyota disse "o consumidor dita o ritmo da eletrificação", então veremos quais serão os próximos passos.