Em dezembro, a Toyota surpreendeu com a apresentação de uma série de novos carros elétricos. Um desses conceitos era um sedã elétrico da série BZ. Agora o site Motor.es publicou uma projeção deste veículo.

O sedã elétrico deve chegar ao mercado em 2025 e pode ser um concorrente do VW Aero B, que provavelmente chegará ao mercado com o Volkswagen ID.7 já em 2023. Outros rivais provavelmente serão o Tesla Model 3 de 4,69 metros de comprimento e o BMW i4 um pouco mais longo com 4,78 metros.

Toyota Bz5 como renderização de Motor.es
Flagra: Sedã elétrico Toyota bZ

A projeção mostra uma carroceria alongada, como o estudo de design chamado bZ SDN tinha. Em comparação com o conceito, praticamente nada foi alterado na renderização, o valor agregado é praticamente zero do nosso ponto de vista. Afinal, a foto nos dá motivo para lembrar do estudo mais uma vez.

Esse futuro modelo foi até flagrado em março, revelando parte do cockpit e uma ficha técnica que revelou o comprimento (4,73 metros). Ainda é possível saber se o carro tem uma porta traseira grande (como o Toyota Corolla como cinco portas) ou apenas uma tampa do porta-malas (como Toyota Avensis sedã e o Camry):

Flagra: Sedã elétrico Toyota bZ

A Toyota tinha o nome do modelo bZ5 protegido em um estágio inicial – juntamente com várias outras designações. Como o sedã com 4,73 metros é praticamente do mesmo tamanho do bZ4X (4,69 metros), o bZ4 também seria uma opção, pois a Toyota também registrou essa nomenclatura. Como os colegas espanhóis chegaram ao bZ5 ainda permanece aberto. A propósito, eles também recentemente renderam um bZ3, o SUV elétrico compacto.

Se o sedã elétrico for um modelo da submarca bZ da Toyota, a plataforma e-TGNA servirá de base – como acontece com o bZ4X, que está chegando à Europa nesse momento. Assim, o carro oferecerá tração dianteira ou integral e provavelmente também terá baterias similares. O bZ4X está disponível com motor dianteiro de 150 kW (204 cv) ou com dois motores de 80 kW e uma bateria de 71 kWh. 

A verdade é que a Toyota tem um portfólio pronto de veículos elétricos, incluindo SUVs, esportivos, sedãs e até uma picape. No entanto, a marca japonesa prefere guardar as cartas na manga e não irá apostar todas as suas fichas nos elétricos logo de cara, diferentemente de marcas europeias como Volkswagen, Renault e Stellantis, por exemplo.