Moderno e acessível, BYD Dolphin é o carro elétrico cotado para o Brasil
Plataforma dedicada, novas tecnologias, eficiência e preço acessível são os principais atributos
O BYD Dolphin tem possibilidade de ser lançado no Brasil. A BYD ainda não confirmou de forma oficial, mas segundo apuramos junto aos executivos da marca o novo hatchback está sendo considerado em um futuro próximo para o compor a linha de veículos elétricos da marca chinesa aqui no país.
Lançado na China em agosto do ano passado, o Dolphin é um carro elétrico importante no portfólio da marca. Um dos motivos é a construção mais moderna, afinal ele é o primeiro veículo produzido na nova arquitetura chamada e-platform 3.0 e desenvolvida internamente pela BYD.
Galeria: BYD Dolphin
Além disso, o Dolphin (golfinho) é o primeiro modelo da chamada "Ocean Family" e o primeiro carro a usar o novo logo da BYD. Além disso, o hatch elétrico inaugurou um novo conceito visual que pode ser chamado pelo que traduzimos como "Estética Marinha", presente em vários elementos na parte externa e interna do carro.
Em oposição ao estilo Dragon Face, este novo design aposta em linhas simples, porém modernas, com o formato da carroceria adotando formas mais arredondadas e a dianteira se caracterizando pela grade frontal fechada, elementos em forma de U e para-choque com efeito mais tridimensional.
Com perfil mais jovial, o BYD Dolphin tem dimensões compactas: 4,07 metros de comprimento, 1,77 metro de largura e 1,57 metro de altura. No entanto, graças à plataforma elétrica dedicada, a distância entre-eixos é de bons 2,70 metros, o que torna o carro compacto equivalente em espaço interno a modelos de maior porte.
Em termos de propulsão, o BYD Dolphin está equipado com um motor elétrico síncrono de ímã permanente com potência máxima de 70 kW (95 cv) e torque de 18,3 kgfm - também há uma versão de desempenho com 130 kW (177 cv) e 29,5 kgfm.
No caso da China, o carro elétrico está disponível em quatro versões, todas equipadas com baterias de lâminas (Blade) de fosfato-ferro-lítio com capacidade de 30,7 kWh e 44,9 kWh, sendo que a autonomia é de 301 km, 401 km e 405 km, respectivamente, de acordo com a versão.
Em termos de mercado, o BYD Dolphin está sendo produzido prioritariamente para a China, ao menos nesse primeiro momento - ele já vendeu 48.000 unidades em 2022 e se posiciona como o 2º carro elétrico mais vendido da marca, só perdendo para BYD Han EV. Mas a BYD já está firmando acordos para vender o modelo em outros países do sudeste asiático e possivelmente o hatch também deve chegar à Austrália e outros mercados globais.
Dolphin 30,7 kWh | Dolphin 44,9 kWh | Dophin 44,9 kWh 177 CV | |
Motor | síncrono com ímãs permanentes | síncrono com ímãs permanentes | síncrono com ímãs permanentes |
Tração | dianteira | dianteira | dianteira |
Peso | 1.660 kg | 1.780 kg | 1.825 kg |
Bateria | LFP 30,1 kWh | LFP 44,9 kWh | LFP 44,9 kWh |
Potência de recarga | até 60 kW | até 60 kW | até 60 kW |
Autonomia | 301 km (NEDC) | 405 km (NEDC) | 401 (NEDC) |
Potência | 95 cv | 95 cv | 177 CV |
Torque máximo | 18,3 kgfm | 18,3 kgfm | 29,5 kgfm |
0-50 km/h | 3 "9 | 3 "9 | 3 "0 |
velocidade máxima | 150 km/h | 150 km/h | 160 km/h |
Preço (yuan) | 96.800 CNY | 106.800 CNY | 128.900 CNY |
Mas agora falando do Brasil, faz todo o sentido a BYD colocar este carro elétrico compacto no radar, pois considerando o seu porte, proposta e tecnologias recentes, o modelo poderia ser um forte puxador de vendas para marca, sem contar o preço, bem mais acessível que os modelos topo de linha Tan e Han, recém-lançados por aqui.
Em termos de preços, o Dolphin custa entre 96.800 e 128.900 yuans na China (após subsídios), o que daria entre R$ 74.700 e R$ 99.600 numa conversão direta. Claro que os preços em um eventual lançamento por aqui ficariam acima disso, mas ainda assim poderia se chegar a um valor interessante para a realidade do nosso mercado. A conferir.
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