Sony e Honda confirmam parceria e criam a Sony Honda Mobility
Primeiro veículo elétrico desta parceria deve aparecer em 2025
A Honda e a Sony têm avaliado uma parceria que combinasse seus conhecimentos para a criação de veículos eléctricos. E agora, as duas gigantes japonesas anunciaram finalmente a criação de uma nova empresa independente que será chamada de Sony Honda Mobility Inc. O primeiro carro elétrico da nova marca será lançado em 2025.
As duas empresas terão 50% de participação cada neste novo negócio, embora cada uma irá colaborar de formas diferentes nesta empreitada. A Sony não tem conhecimento sobre fabricação de automóveis, mas tem décadas de experiência em tecnologia e entretenimento. Numa era em que a condução está cada vez mais automatizada, a necessidade de manter os passageiros entretidos será cada vez maior.
Apesar de ter mostrado dois conceitos de veículos elétricos prontos para a produção, não sabemos se algum dos dois modelos Vision-S irá realmente entrar em produção, uma vez que não foram criados pela Honda ou com a colaboração da japonesa. Os protótipos foram construídos peça Magna Steyr da Áustria.
Galeria: Sony Vision-S 02 SUV Concept
A Honda só entrou em cena em março, alguns meses depois de a Sony ter anunciado que procurava ativamente uma parceira estabelecida no setor automotivo para formar uma joint-venture. E como não sabemos se os dois conceitos irão ou não chegar à etapa de produção, esta colaboração pode tornar-se realmente interessante.
A Honda também está trabalhando em parceria com a General Motors, que concedeu a utilização da sua plataforma de elétricos Ultium e sua tecnologia proprietária de baterias para o lançamento do primeiro SUV elétrico da marca japonesa. Não sabemos, no entanto, se o primeiro carro da Sony seria fabricado pela Honda com soluções da GM, mas a probabilidade é alta.
A mobilidade está no nome desta parceria entre Sony e Honda. Além de vender veículos eletrificados, a empresa também oferecerá alguma forma de serviços de aluguel por assinatura ou compartilhamento de carros. Toshihiro Mibe, CEO da Honda, disse que:
Estamos muito satisfeitos por termos assinado um acordo de joint venture com a Sony, que tem pontos fortes na tecnologia digital avançada. Partilhamos ainda o nosso desejo de assumir novos desafios.
Na nova empresa, faremos esforços para criar um novo valor aos clientes através da fusão trazida pela combinação das nossas diferentes indústrias e aguardamos com expectativa os desenvolvimentos futuros.
Kenichiro Yoshida, CEO da Sony Group Corporation expressou pontos de vista igualmente otimistas, afirmando que:
À medida que aplicamos os nossos conhecimentos nestas áreas, estamos entusiasmados por termos encontrado um parceiro, a Honda, com extensas realizações e conhecimentos globais, e por termos assinado o acordo de joint-venture entre as duas empresas.
O nosso objetivo é contribuir para a evolução da mobilidade, combinando as tecnologias de ponta da Honda em matéria de meio-ambiente e segurança, capacidades de desenvolvimento da mobilidade, tecnologia de produção de de veículos e experiência de gestão de serviços pós-venda, com a nossa experiência em tecnologias de imagem, detecção, telecomunicações, redes e entretenimento.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda e Nissan anunciam fusão histórica com foco na eletrificação
Tesla Cybertruck explode no Trump Hotel em Las Vegas (EUA)
Honda divulga primeira imagem do novo SUV elétrico "quadrado"
"Híbridos são beco sem saída", diz padrinho do Nissan Leaf
Honda: baterias de estado sólido e autonomia de 1.000 km em 2030
Kia chama novo EV9 para recall porque esqueceram de prender os bancos
Honda: conhecemos a nova plataforma de carros elétricos da marca