A CATL está pronta para a produção em massa de sua nova bateria para carros elétricos. O acumulador de nova geração da gigante chinesa terá maior eficiência e densidade energética e chegará ao mercado já no próximo ano. 

A nova bateria CATL, que foi batizada de Qilin, passará a ter uma porcentagem ativa do volume total de 72%: este seria o maior percentual do mundo. A primeira geração desse tipo de bateria, que estreou em 2019, parou em 50%.

A bateria Qilin foi redesenhada em todos os seus componentes para obter uma melhoria deste tipo e terá uma densidade de energia de 255 Wh/kg. De acordo com as promessas da gigante chinesa, ele será capaz de permitir que os carros elétricos que a utilizem possam rodar até 1.000 km com uma única carga. Uma informação muito vaga, que, no entanto, dá uma ideia clara da ambição da CATL.

Galeria: Bateria QIlin da CATL

Questão de organização

O maior trabalho foi feito na fase de projeto, com a adoção de um novo sistema de resfriamento celular que ocupa menos espaço e tem uma potência de troca de calor 4 vezes maior que um sistema convencional, o que se traduz em tempos de carregamento rápido (10-80%) reduzidos a apenas 10 minutos, podendo atingir taxas de 4C.

Além disso, os engenheiros da CATL realizaram um bom trabalho no compartilhamento de componentes, e somente essa melhor gestão dos espaços permitiu aumentar a capacidade energética da bateria em 6%.

 Além disso, a melhora da estabilidade térmica torna essa configuração compatível com materiais de maior densidade energética.

CATL-2

Um problema de custo

O movimento da CATL vem após os muitos esforços feitos nos últimos meses para conseguir encontrar uma maneira de manter o papel de líder ameaçado por muitas outras empresas do setor, tanto estrangeiras quanto compatriotas, como a BYD, que em breve começará a entregar baterias à Tesla.

A CATL não está passando por um momento fácil. No primeiro trimestre de 2022, devido ao aumento dos custos com matérias-primas, os lucros caíram 24%. Em maio, a empresa disse que espera melhores resultados para o segundo trimestre, tendo ajustado suas tabelas de preços para cima e revertido alguns dos aumentos de preços de seus clientes.

Novos clientes e novas giga-fábricas

Não se sabe se a bateria qilin já tem alguma montadora interessada. A CATL disse que a partir de 2025 fornecerá células cilíndricas de última geração para a BMW, garantindo alto desempenho a uma nova família de veículos elétricos produzidos pela empresa bávara. Ainda não está claro, no entanto, se estamos nos referindo a um novo produto.

Sabe-se, no entanto, que a CATL vendeu o equivalente a 41,4 GWh de baterias apenas nos primeiros 4 meses do ano, chegando a dobrar o segundo classificado, a LG Energy Solution, que tocou os 20 GWh. Isso, pelo menos, é o que a empresa de análise sul-coreana SNE Research relata.

Além disso, a gigante Ningde também está trabalhando para consolidar sua posição nos Estados Unidos, onde, segundo a Reuters, estaria muito perto de iniciar a produção in loco de baterias para carros elétricos. Seria mais um movimento para a manutenção de uma primazia cada vez mais cobiçada.