A China volta a acelerar as vendas de carros elétricos. Enquanto os bloqueios por conta da COVID-19 chegam ao fim, o país caminha para novos recordes de emplacamentos de veículos elétricos e híbridos plug-in.
De acordo com dados da EV Volumes, compartilhados por José Pontes, cerca de 403.029 novos carros elétricos e híbridos plug-in de passageiros foram emplacados na China em maio, o que representa 109% de crescimento na comparação anual. O resultado também representa mais da metade do mercado global de veículos eletrificados.
A participação de mercado dos carros elétricos + híbridos plug-in aumentou para 31%, incluindo impressionantes 23% se considerarmos apenas os 100% elétricos. Os elétricos a bateria são maioria nesse grupo, mas os híbridos plug-in observaram uma taxa de crescimento maior (aumento de 187% em relação aos 91% no caso dos elétricos).
Resultados de maio:
No acumulado de janeiro a maio, mais de 1,8 milhão de novos carros elétricos e híbridos plug-in de passageiros foram emplacados na China.
* estimado a partir da participação de mercado
Como referência, em 2021, o total de registros de carros elétricos plug-in aumentou cerca de 153% em relação ao ano anterior, para mais de 3,2 milhões (de 1,27 milhão em 2020). Em 2022, o volume total pode chegar a 5-6 milhões, de acordo com algumas previsões.
O mercado chinês de veículos eletrificados não só se expande muito rapidamente, mas está se tornando cada vez mais dominado por modelos produzidos por marcas chinesas. Pelo menos em maio, o primeiro modelo não chinês (o Tesla Model Y produzido localmente) foi o #16.
Top 10 em maio:
* As versões BEV (elétrico a bateria) e PHEV (híbrido plug-in) dos mesmos modelos foram somadas pela fonte.
Com o crescimento constante da BYD, muitos se perguntam se a Tesla será capaz de voltar ao topo depois que os bloqueios afetaram duramente a produção da giga-fábrica de Xangai em abril e parte de maio.
A BYD agora superou o patamar de mais de 100.000 carros eletrificados regularmente e tornou-se a terceira marca mais popular na China.
Acumulado do ano:
A lista de marcas, mais uma vez, revela uma posição bastante forte para a BYD, com nenhuma mudança em relação ao mês anterior.
As principais marcas por participação no segmento eletrificado no acumulado do ano:
Principais grupos automotivos por participação de mercado no segmento de eletrificados no acumulado do ano:
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Electric Days: BYD reforça fábrica com Dolphin e Shark nacionais
Jaguar: inédito sedã elétrico de luxo aparece pela primeira vez
BYD se aproxima da Ford em vendas globais após superar Tesla em receita
Electric Days: Arrow e Jadlog firmam parceria para van elétrica nacional
Veja os carros elétricos mais vendidos no Brasil em outubro
"Ele não sabe fazer uma bateria": diretor da CATL critica Elon Musk
BYD quebra recorde no Brasil com 7,4 mil eletrificados vendidos em outubro