Carros elétricos e híbridos plug-in atingem 31% do mercado na China
O volume de eletrificados mais que dobrou em relação ao ano anterior, com mais de 400.000 emplacamentos somente em maio
A China volta a acelerar as vendas de carros elétricos. Enquanto os bloqueios por conta da COVID-19 chegam ao fim, o país caminha para novos recordes de emplacamentos de veículos elétricos e híbridos plug-in.
De acordo com dados da EV Volumes, compartilhados por José Pontes, cerca de 403.029 novos carros elétricos e híbridos plug-in de passageiros foram emplacados na China em maio, o que representa 109% de crescimento na comparação anual. O resultado também representa mais da metade do mercado global de veículos eletrificados.
A participação de mercado dos carros elétricos + híbridos plug-in aumentou para 31%, incluindo impressionantes 23% se considerarmos apenas os 100% elétricos. Os elétricos a bateria são maioria nesse grupo, mas os híbridos plug-in observaram uma taxa de crescimento maior (aumento de 187% em relação aos 91% no caso dos elétricos).
Resultados de maio:
- Elétricos: cerca de *298.000 e 23% de participação
- Híbridos plug-in: cerca de *105.000 e 8% de participação
Total: 403.029 e 31% participação
No acumulado de janeiro a maio, mais de 1,8 milhão de novos carros elétricos e híbridos plug-in de passageiros foram emplacados na China.
- Elétricos: cerca de *1,44 milhões e 20% de participação
- Híbridos plug-in: cerca de *0,36 milhão e 5% de participação
- Total: 1.807.337 e 25% de participação
* estimado a partir da participação de mercado
Como referência, em 2021, o total de registros de carros elétricos plug-in aumentou cerca de 153% em relação ao ano anterior, para mais de 3,2 milhões (de 1,27 milhão em 2020). Em 2022, o volume total pode chegar a 5-6 milhões, de acordo com algumas previsões.
Mais vendidos
O mercado chinês de veículos eletrificados não só se expande muito rapidamente, mas está se tornando cada vez mais dominado por modelos produzidos por marcas chinesas. Pelo menos em maio, o primeiro modelo não chinês (o Tesla Model Y produzido localmente) foi o #16.
Top 10 em maio:
- Wuling Hong Guang MINI EV: 34.037
- BYD Song (BEV + PHEV): 31.989
- BYD Han (BEV + PHEV): 23.934
- BYD Qin Plus (BEV + PHEV): 17.943
- BYD Yuan Plus BEV: 11.500
- Li Xiang One EREV: 11.496
- GAC Aion S: 10.503
- Chery eQ1 / Little Ant: 9.754
- Chery QQ Ice Cream: 9.243
- Changan Benni EV: 8.485
* As versões BEV (elétrico a bateria) e PHEV (híbrido plug-in) dos mesmos modelos foram somadas pela fonte.
Com o crescimento constante da BYD, muitos se perguntam se a Tesla será capaz de voltar ao topo depois que os bloqueios afetaram duramente a produção da giga-fábrica de Xangai em abril e parte de maio.
A BYD agora superou o patamar de mais de 100.000 carros eletrificados regularmente e tornou-se a terceira marca mais popular na China.
Acumulado do ano:
- Wuling Hong Guang MINI EV - 161.579
- BYD Song (BEV + PHEV) - 127.304
- BYD Qin Plus (BEV + PHEV) - 109.229
- Tesla Model Y - 81.125
- BYD Han (BEV + PHEV) - 71.786
- BYD Dolphin - 48.138
- BYD Tang (BEV + PHEV) - 47.691
- Li Xiang One EREV - 47.380
- Chery QQ Ice Cream - 44.434
- Changan Benni EV - 41.298
Montadoras
A lista de marcas, mais uma vez, revela uma posição bastante forte para a BYD, com nenhuma mudança em relação ao mês anterior.
As principais marcas por participação no segmento eletrificado no acumulado do ano:
- BYD: 27,9%
- SAIC-GM-Wuling: 10,1%
- Tesla: 6,6%
- Chery: 4,9%
- GAC: 4,2%
Principais grupos automotivos por participação de mercado no segmento de eletrificados no acumulado do ano:
- BYD: 27,9%
- SAIC: 13,7% incluindo a joint venture SAIC-GM-Wuling (entre SAIC, GM e Liuzhou Wuling Motors)
- Tesla: 6,6%
- Chery: 5,0%
- Geely-Volvo: 4,6%
- Grupo Volkswagen: 3,6%
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD Dolphin Mini 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Carros elétricos: benefícios para a saúde pública, economia e meio ambiente
Eletrificados avançam 20% na 1ª quinzena no Brasil: veja os mais vendidos
Investimentos de R$ 6 bi em mobilidade elétrica no Brasil para 2025
Tesla enfrenta boicote de empresas e clientes por ações de Elon Musk
Mini Aceman elétrico chega ao Brasil no 1º trimestre de 2025
Brasil vende mais eletrificados plug-in que o resto da América Latina