Na esteira do sucesso do Mini EV, a GM-Wuling apresentou seu terceiro micro carro elétrico, o Air EV, em Jacarta, Indonésia. Este lançamento representa um marco importante para a joint venture, uma vez que estamos falando do primeiro veículo elétrico da marca a ser vendido fora da China.

Com base na plataforma Global Small Electric Vehicle (GSEV) compartilhada com o Hong Guang Mini EV e o Baojun KiWi EV, o Wuling Air EV estará à venda na Indonésia no segundo semestre deste ano comercializado como o Wuling EV e será feito na fábrica de Cikarang em Java Ocidental para o mercado local - o país do sudeste asiático é o único local fora da China onde a SGMW tem uma fábrica e uma forte presença.

Galeria: Wuling EV 2022

Depois do muito bem sucedido Hong Guang Mini EV e do novo Nano EV lançado no ano passado, a Wuling está adicionando um terceiro microcarro elétrico, que será o primeiro veículo elétrico da marca pensado como um modelo global. 

O Air EV adota a nova linguagem de design global de Wuling, incluindo o logotipo global silver. Os destaques de estilo incluem os faróis baixos, DRLs integrados em uma barra horizontal que vai de uma extremidade à outra, e uma traseira vertical que replica o design do conjunto ótico visto na frente.

Pouca coisa maior que o Mini EV, o Air EV mede 2.972 mm de comprimento, 1.506 mm de largura e 1.630 mm de altura. Existem duas variantes de distância entre-eixos: uma com 2.009 mm para o modelo de quatro lugares - que adiciona janelas traseiras mais altas que as dianteiras — e uma mais curta medindo 1.635 mm para o modelo de dois lugares.

Posicionado acima do Mini EV, o Wuling Air EV será impulsionado por um motor elétrico dianteiro de 40 cavalos, permitindo uma velocidade máxima de 100 km/h. O motor é alimentado por uma bateria de fosfato de ferro de lítio com uma capacidade não revelada mas que a marca afirmar proporcionar uma autonomia de até 300 km no uso urbano.

Os preços na China começarão pouco menos de 55.000 yuan (R$ 40.800) para o modelo SWB e 65.000 yuan (R$ 48.200) para o modelo LWB, de acordo com um reportagem anterior da CarNewsChina. O modelo será lançado em seu mercado doméstico no terceiro trimestre.

Na Indonésia, o Wuling Air EV será o carro oficial da parceria para a Cúpula do G20 de 2022, que será realizada em Bali em novembro.