O mercado chinês de carros elétricos tem novidades a todo o instante e o lançamento mais recente é um microcarro de 2 lugares produzido pela joint venture SAIC-GM-Wulling, o Nano EV, uma espécie de 'irmão' menor e mais requintado do MINI EV, atualmente o elétrico mais vendido na China. 

Apropriadamente chamado de Nano, o mais novo veículo elétrico da GM-Wuling foi apresentado no Salão do Automóvel de Tianjin como uma edição limitada criada em cooperação com a Disney.

Baseado no Baojun E200, um modelo produzido por outra marca de propriedade da GM na China, o Wulling Nano EV mede apenas 2.497 mm de comprimento, 1.526 mm de largura e 1.616 mm de altura, com uma distância entre-eixos de 1.600 mm.

Galeria: Wulling Nano EV - Disney

Mais equipado que o MINI EV, o Nano possui controle eletrônico de estabilidade, sensor de ré, assistente de partida em rampa, monitoramento de pressão dos pneus, entre outros itens. Além disso, a Wulling afirma que o modelo é seguro e tem a carroceria construída com mais de 40% de aço de alta resistência.

O conjunto elétrico é composto por uma bateria de 28 kWh, suficiente para 305 km de autonomia de acordo com o ciclo NEDC. A recarga pode ser realizada em 4,5 horas usando um carregador rápido de 6,6 kW de potência (opcional). O motor dianteiro produz 24 kW (32 cv) e 85 Nm de torque, suficiente para a proposta urbana do carro - a velocidade máxima é de 100 km/h.

A Wuling anuncia ainda que o Nano EV possui um sistema inteligente de gerenciamento de baterias, tecnologia de pré-aquecimento de baixa temperatura e isolamento da bateria. Os proprietários podem ainda monitorar as funções da bateria através de um aplicativo para smartphone.

Nano EV carro elétrico - traseira
Nano EV carro elétrico - quadro de instrumentos
Nano EV carro elétrico - banco

A apresentação do novo modelo está sendo feita com a edição de lançamento Nano EV Disney Zootopia, limitada a 5.000 unidades e disponível em duas cores: Judy Powder e Nick Green, fazendo alusão aos personagens Judy Hopps e Nick Wilde.

O preço definido para o Nano EV Disney Zootopia é de 59.800 yuan (R$ 51.100), praticamente o dobro do preço cobrado pelo MINI EV em sua versão de entrada. No entanto, as versões regulares devem oferecer pacotes de equipamentos mais enxutos e autonomia mais baixa por valores acessíveis.

Fotos: AutoHome