Posto Petrobrás ganha 1º carregador ultrarrápido; rede terá 70 eletropostos
Vibra Energia inaugura eletroposto na Via Dutra como parte de um corredor que terá 9.000 km e será concluído até o fim de 2023
Com o avanço da mobilidade elétrica no Brasil, diversos projetos de infraestrutura começam a tomar forma. Nesta quinta (30), a Vibra Energia inaugurou a sua primeira estação de recarga ultrarrápida para carros elétricos em um plano que prevê um total de 70 eletropostos em funcionamento no país até o final de 2023.
Com investimentos de R$ 50 milhões, o projeto da maior distribuidora de combustíveis do país tem como foco a criação de uma infraestrutura de carregamento para veículos elétricos em rodovias, onde a necessidade de recarga rápida é maior do que em áreas urbanas.
O primeiro ponto de recarga ultrarrápida da Vibra foi instalado no Posto Petrobrás localizado no km 82 da rodovia Presidente Dutra, em Roseira (SP), no sentido Rio de Janeiro. No local, foi instalado um carregador com três pontos de recarga ultrarrápida.
De acordo com o cronograma da Vibra, serão 50 eletropostos em rodovias, abrangendo sete estados das regiões Sul e Sudeste, além de cidades como Brasília, formando um corredor de carregamento com cerca de 9.000 km de extensão.
Além disso, estão previstos mais 20 eletropostos em locais considerados estratégicos, incluindo cidades turísticas como Campos do Jordão (SP).
Subsidiária da Petrobrás até 2019, a Vibra Energia (antiga BR Distribuidora) tem um novo plano estratégico com o objetivo de se tornar uma plataforma de energia, avançando no campo da mobilidade elétrica e deixando de ser apenas uma distribuidora de combustíveis.
A energia para abastecer as estações de carregamento será fornecida pela Comerc, comercializadora da qual a Vibra é co-controladora. A Comerc só atua com fontes de geração renováveis e poderá adquirir energia no mercado livre ou obtê-la a partir de usinas de geração distribuída.
"E por ser uma grande comercializadora, ela (Comerc) é capaz de colocar a energia de forma mais barata do que a tarifa regulada… (o consumidor) Terá essa vantagem também, é um preço menor do que carregar na sua casa, onde você paga uma tarifa mais cara", disse Ferreira Junior, presidente da Vibra Energia.
O executivo enxerga que o mercado de veículos elétricos no Brasil terá uma dinâmica diferente da Europa, mas que ainda assim haverá um crescimento gradual nesta década. Segundo um estudo realizado pela BCG para a Vibra, veículos elétricos e híbridos poderão representar cerca de 30% das vendas de veículos novos a partir de 2030, com participação de mais de 10% na frota circulante do Brasil.
A operação das estações ficará a cargo da startup EZVolt, que recebeu um aporte da Vibra e já oferece soluções de recarga em locais públicos como estacionamentos, pontos comerciais, shoppings e condomínios. Atualmente, a EZVolt tem uma rede de 300 carregadores em nove Estados, registrando uma média superior a 3 mil recargas mensais de baterias automotivas.
Fonte: InfoMoney
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