Nos anos 80, a Fiat estava na vanguarda na tentativa de trilhar o caminho da mobilidade elétrica com o lançamento do Panda Elettra. A década seguinte, no entanto, teve como protagonista a Citroën, que lançou dois modelos de emissão zero derivados de carros já existentes.

O primeiro, baseado no Citroën AX, foi pouco além do conceito e emplacou apenas 374 unidades de 1993 a 1996. Então, em 1997 veio o Citroën Saxo Electrique: também usado em vários projetos piloto para veículos elétricos. O carro francês de emissão zero foi vendido em mais de 5.500 unidades, antes de sair do mercado em 2003 devido à baixa margem de lucro. Confira um pouco da história desse interessante carro:

Marcha a ré no botão

Fabricado pela Heuliez em nome da Peugeot-Citroën, o Saxo Electrique manteve o design das versões tradicionalmente alimentadas, com exceção do logotipo e a presença da porta de carregamento acima do para-choque dianteiro direito. Lançado em versões comerciais e de 3 e 5 portas, o carro elétrico francês tinha 3,72 metros de comprimento, 1,60 de largura e 1,39 metro de altura; pesava 1.095 kg com as baterias e 840 kg sem os acumuladores.

Citroen Saxo Elétrico

A cabine também permaneceu muito semelhante às versões tradicionais e trouxe consigo algumas características únicas, como a presença de um botão no painel para selecionar a marcha a ré (não havia embreagem ou alavanca de câmbio) e um indicador circular no painel que mostrava o estado de carga da bateria. Quando a agulha entrava na parte laranja do marcador era aconselhável recarregar as baterias, enquanto que na zona vermelha restavam apenas alguns minutos antes ficar a pé.

Powertrain 100% elétrico

Se o design era quase igual às versões tradicionais, o trem de força do Saxo Electrique era completamente diferente. Sob o capô, na verdade, foram montados transversalmente um motor elétrico de corrente direta com excitação separada, produzido pela Leroy-Somer, e uma transmissão dedicada.

Citroen Saxo Elétrico

A unidade elétrica, refrigerada a ar com um sistema eletronicamente gerenciado, tinha uma potência nominal de 11 kW (15 cv) e uma potência máxima de 20 kW (27 cv). O torque máximo de 127 Nm entre 0 e 6.500 rpm permitia ao Saxo atingir a velocidade máxima de 91 km/h.

Até 75 km de autonomia

A bateria, refrigerada a líquido e produzida pela Saft, consistiu em 20 módulos com tecnologia níquel-cádmio divididos em três compartimentos: dois no capô de 3 e 6 módulos, respectivamente, e um sob o assoalho traseiro de 11 módulos. Conectados em série, os módulos tiveram um peso total de 255 kg, proporcionaram uma tensão de 120V e garantiram um alcance total de 75 km.

O carregamento podia ser feito em 8 horas usando uma tomada doméstica normal e em 32 minutos usando um terminal especial. Uma das características mais interessantes do Saxo Electrique foi a presença de um tanque de 12 litros de gasolina que alimentava um sistema de aquecimento para a cabine.