Acelerando seu plano de transição energética, a Volvo Cars anuncia a construção de uma terceira fábrica de automóveis na Europa. Localizada na Eslováquia, a unidade será exclusiva para a produção de carros elétricos e visa atender à crescente demanda pelos veículos eletrificados e zero emissões. 

Segundo a Volvo, esta nova fábrica de última geração será neutra em termos climáticos e irá produzir somente veículos 100% elétricos, apoiando a ambição da montadora sueca em se tornar totalmente elétrica até 2030 e neutra para o clima até 2040.

"Temos um foco claro em tornar-nos uma marca de mobilidade elétrica pura até 2030, o que está em linha com nosso propósito", disse Jim Rowan, executivo-chefe da Volvo Cars.

Galeria: Volvo C40 Recharge - Produção na Bélgica

Ao anunciar esta nova fábrica da Eslováquia, a Volvo Cars cria um triângulo europeu de produção cobrindo sua maior região em termos de vendas – complementando a fábrica de Ghent (Bélgica) na Europa Ocidental e a fábrica de Torslanda (Suécia) no norte do continente. 

Esta nova fábrica representa um investimento de 1,2 bilhão de euros, sendo 20% financiado por iniciativas governamentais. A futura unidade de produção ficará localizada perto de Kosice, na parte oriental da Eslováquia, onde se beneficiará de uma cadeia de suprimentos bem estabelecida como a quinta fábrica de automóveis do país.

Eletroposto Volvo em São Sebastião (SP)

Sua construção está prevista para começar em 2023, com equipamentos e linhas de produção instaladas durante 2024. A produção em série de carros elétricos está programada para começar em 2026 em uma instalação com capacidade para fabricar até 250.000 carros elétricos por ano quando estiver a pleno vapor. 

Trata-se da primeira nova fábrica europeia da Volvo Cars em quase 60 anos. A fábrica de Torslanda foi inaugurada em 1964, enquanto a fábrica de Ghent seguiu um ano depois. Juntas, essas instalações podem produzir 600.000 carros por ano.

Em expansão no Brasil, a Volvo comemorou em 2021 o melhor ano de sua história, vendendo 8.273 unidades e se consolidou na liderança do segmento de elétricos e híbridos plug-in com 56,43% de participação de mercado. Além disso, emplacou o segundo carro elétrico mais vendido no ano passado, o XC40 Recharge Electric.