page ad skin

Em breve no Brasil, o BMW i4 elétrico recebe 4 estrelas no EuroNCAP

Versão elétrica do Série 4 Gran Coupe ficou abaixo do esperado por conta da nota mediana dos seus sistemas de assistência

Teste de colisão BMW i4 EuroNCAP
03:30

Talvez a BMW tenha que reavaliar seus sistemas de assistência de segurança no i4 após o sedã elétrico ter recebido quatro de cinco estrelas na avaliação do EuroNCAP. O órgão de segurança elogiou o desempenho estrutural do carro elétrico nos testes de colisão, mas o assistente de permanência em faixa não foi tão bem avaliado. 

O relatório do EuroNcap não é tão detalhado para entendermos exatamente qual era o problema, mas o BMW i4 está classificado como "Marginal" na subcategoria de Assistente de Permanência em Faixa de Emergência, que em si é uma subcategoria de Sistemas de Assistência em seus rankings. Curiosamente, o sedã elétrico também perdeu pontos por não detectar os ocupantes no banco do motorista ou banco traseiro, embora tivesse para o passageiro dianteiro.

Galeria: BMW i4 EuroNCAP crash test

O veículo também carece de Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) para pedestres ao conduzir em marcha à ré, recurso agora exigido para notas máximas nessa categoria.

Outros pontos perdidos foram em categorias como o Frontal Crash Protection (Proteção contra colisão frontal) onde airbags de joelho para motorista e passageiro dianteiro são necessários para que a classificação máxima seja alcançada. O veículo também carece de airbag central (posicionado entre os dois bancos dianteiros), suporte lateral ao airbag pélvis ou airbags laterais para os ocupantes traseiros.

Outros pontos negativos para o carro elétrico, que será o próximo lançamento da BMW no Brasil, vieram por conta de itens como o fato de ter pontos de fixação para cadeirinha infantil Isofix apenas na parte traseira.

Boa proteção para adultos

Mesmo assim, o i4 ainda oferece excelente proteção aos ocupantes (87% para ocupantes adultos, 87% para ocupantes de crianças), e boa proteção para pedestres e usuários vulneráveis (71%) com tudo isso sendo puxado pra baixo pela pontuação medíocre da categoria Safety Assist de apenas 64%.

Vale destacar que os padrões do EuroNCAP estão ficando cada vez mais rigorosos e, como referência, o BMW Série 4 de duas portas obteve facilmente a classificação de cinco estrelas quando foi testado em 2019.