Os novos carros elétricos BMW i4 e iX, lançados em novembro, estão esgotados por meses. A declaração foi dada pelo CEO da BMW, Oliver Zipse, ao Münchner Merkur. E por conta disso, segundo o executivo, a marca premium alemã terá que criar até 6.000 vagas no próximo ano.

Segundo Zipse, a demanda inesperadamente alta pelos novos veículos elétricos da marca na Europa levará a um aumento de até 5% no número de postos de trabalho em 2022.

"Nosso i4 está esgotado por meses, assim como o iX."

BMW iX na MIMO 2021
BMW iX na MIMO 2021
BMW iX na MIMO 2021

No começo deste mês, a BMW anunciou que já havia atingido os limites de produção do i4 na fábrica de Munique. Segundo relatado, os pedidos na Europa para o sedã elétrico já estavam na casa dos cinco dígitos, sendo que a fábrica está produzindo cerca de 1.000 carros diariamente, isso considerando todos os modelos que são montados no local, notadamente o Série 3.

Enquanto isso, o SUV elétrico BMW iX está sendo montado desde julho na fábrica da Dingolfing em um único turno de produção por conta da escassez de chips - ambos os modelos (iX e i4) já estão confirmados para o Brasil, onde chegarão em algum momento de 2022.

Conforme anunciado recentemente, a BMW já tem um cronograma de novos lançamentos de carros elétricos para o período 2022/2023. A linha irá crescer rapidamente com a chegada do BMW iX1, versão 100% elétrica do SUV compacto que estreia no ano que vem.

Logo depois virá o novo BMW i7, a variante zero emissões do Série 7 para bater de frente com o Mercedes-Benz EQS, o topo de linha dos carros elétricos da Mercedes. Também para este modelo, o CEO da marca bávara espera uma alta procura:

"No próximo ano vem o elétrico série 7, não será diferente"

Produção BMW i4
BMW i4 M50 - movimento
BMW i4 elétrico

Infraestrutura precisa crescer

Apesar da euforia com a alta demanda pelos novos carros elétricos da marca, Zipse mostra preocupação com a infraestrutura de carregamento na Europa. Ainda que estejam acontecendo pesados investimentos nessa área, a questão ainda está longe de uma solução:

"Na Europa, o número de carros elétricos está crescendo atualmente cinco vezes mais rápido que a infraestrutura", diz Zipse.

Por fim, o chefão da BMW exigiu que a União Europeia imponha metas vinculantes para a infraestrutura de carregamento para veículos elétricos. Nesse sentido, a UE já está trabalhando nessa frente, com a possibilidade de determinar a instalação de um carregador rápido a cada 60 km nas rodovias europeias, entre outras medidas. 

Até 2023, haverá cerca de 25 modelos eletrificados (elétricos e híbridos plug-in) da BMW no mercado, sendo a maioria deles totalmente elétricos, o que representará uma guinada em comparação com a prevalência atual de modelos híbridos plug-in.