Com lançamento confirmado no Brasil, o BMW iX recebeu 5 estrelas, a nota mais alta possível, nos testes de colisão e avaliação de segurança do órgão europeu Euro NCAP. O SUV elétrico conseguiu a nota máxima nas três versões disponíveis. 

Durante a execução dos testes, que adotaram critérios ainda mais rígidos a partir de 2020, o novo carro-chefe de tecnologia do BMW Group se destacou tanto pela proteção de ocupantes quanto pelos sistemas de assistência ao motorista, que foram considerados eficazes na prevenção de acidentes.

BMW iX - EuroNCAP
BMW iX - EuroNCAP
BMW iX - EuroNCAP

Foram cinco estrelas na proteção para ocupantes adultos e crianças e nota máxima em todos os testes de impacto realizados. A estrutura do utilitário esportivo elétrico usa materiais como alumínio e plástico reforçado por fibra de carbono para manter a integridade da cabine.

bmw ix euro ncap 2

Além disso, estão presente tecnologias capazes de evitar acidentes com pedestres, ciclistas ou veículos ao frear automaticamente até em curvas e esquinas, monitorar a manutenção de faixa e outras situações. Destaque também para o capô capaz de levantar-se para absorver parte do impacto em caso de atropelamento. 

"O BMW iX estabelece novos padrões em sustentabilidade, e sua classificação máxima de cinco estrelas no Euro NCAP destaca o conceito abrangente de sustentabilidade do veículo", diz Dominik Schuster, Chefe de Segurança veicular da BMW. "A estrutura corporal extremamente estável e o longo alcance dos sistemas de contenção garantem um excelente nível de proteção dos ocupantes.

Além disso, o BMW iX pontua muito tanto no programa de testes quanto na condução diária com sistemas inovadores de assistência ao motorista que reduzem significativamente o risco de acidentes em uma ampla gama de situações." 

BMW iX na MIMO 2021

Outros itens de série do BMW iX incluem o monitoramento de fadiga, alerta de saída de faixa e reconhecimento de sinais de trânsito e limite de velocidade, todos pontuando positivamente para melhorar a nota do SUV elétrico no Euro NCAP - o pacote de assistente de condução é oferecido como opcional, que também inclui assistência de direção e orientação de pista.

Como já havia sido anunciado, a BMW reforçou que o iX está confirmado para o mercado brasileiro no primeiro semestre de 2022. Além do SUV elétrico, o sedã BMW i4, que começou a ser entregue há poucos dias na Europa, também virá ao Brasil no ano que vem.  

Fonte: BMW