É fato que os veículos elétricos estão dominando o mundo. Embora a aceitação dos carros elétricos como um todo ainda esteja longe do patamar que gostaríamos, o oposto é verdadeiro para o segmento de micromobilidade.

Formado por patinetes elétricos, bicicletas elétricas e tudo mais, o segmento de mobilidade individual transformou muito o modo de vida em partes da Ásia e Europa, com os EUA gradualmente abrindo suas portas para esses veículos elétricos menores, também.

Na Alemanha, um novo estudo da empresa de pesquisa Deloitte mostra que as bicicletas elétricas estão na liderança quando se trata de adoção de veículos elétricos. O estudo, realizado em junho de 2022, aprofundou a compreensão da propensão dos cidadãos ao uso de VEs e o tipo de VE preferido. 

Bicicletas elétricas de passageiros

Sem surpresas, os resultados da pesquisa mostraram que uma grande parte prefere as bicicletas elétricas, com 18% da amostra preferindo e-bikes como seu transporte diário, sendo que patinetes elétricos e carros elétricos tinham uma participação de 7%, cada, enquanto ciclomotores elétricos e motocicletas elétricas tinham 3 e 2%, respectivamente.

Além de determinar o tipo de veículo elétrico preferido por aqueles que participaram da pesquisa, o estudo também se concentrou em entender por que as pessoas escolheram esses veículos.

Como era de se esperar, as bikes elétricas eram muito atraentes para a população com uma classificação média de 2,7 de 4 possíveis, quando se tratava de atratividade. Em seguida, os carros elétricos marcaram uma média de 2,6; scooters, ciclomotores e motocicletas 2.2; e micro-veículos elétricos 1.9.

Harley-Davidson apresenta E-Bikes Serial 1 de segunda geração

Bicicletas elétricas são realmente muito atraentes, não apenas porque parecem legais, mas por causa de outros fatores que contribuem para tornar o estilo de vida dos indivíduos em movimento mais fácil e gratificante.

O estudo da Deloitte citou fatores como praticidade, sustentabilidade e diversão como um dos principais motivos para a popularidade das bicicletas elétricas. Além disso, as e-bikes são vistas como uma das formas mais eficientes de encarar o tráfego, especialmente em cidades densamente povoadas com infraestrutura de transporte público deficiente. 

Dito isto, as bicicletas elétricas são certamente uma forte alternativa aos carros e ao transporte público. Dado o fluxo de bicicletas elétricas carregadas de tecnologia e acessíveis, as chances são de que as e-bikes continuem crescendo em popularidade.

Embora o estudo da Deloitte seja exclusivo para o mercado alemão, as chances são de que as tendências sejam semelhantes em outras partes da Europa, e talvez ainda mais na Ásia e no Brasil, onde a sensibilidade dos preços dos mercados desempenha um papel importante na mobilidade da população.