As baterias de estado sólido não apenas darão um impulso decisivo ao carro elétrico devido ao seu desempenho em termos de alcance e velocidade de carregamento, mas também reduzirão as emissões de CO2 no segmento em cerca de dois quintos.

É o que emerge de um estudo encomendado pela Transport & Environment à Minviro, empresa especializada na análise do ciclo de vida das matérias-primas. O resultado vem essencialmente do fato de que as baterias de estado sólido têm uma densidade energética maior. O que significa que, em carros elétricos você pode usar baterias menores, construídas com uma quantidade menor de materiais. Mas vamos detalhar o assunto.

Produção piloto das baterias de estado sólido da Nissan

Menos materiais, menos CO2

A análise da Minviro comparou uma bateria NCM 811 normal com uma bateria de estado sólido "padrão" com eletrólito de cerâmica, capaz de tornar as baterias mais leves, mais rápidas de carregar e também mais baratas. São baterias que devem chegar ao mercado até meados da década.

Cecilia Mattea, chefe de veículos de emissão zero da T&E, disse:

"Os veículos elétricos são de longe os que mais respeitam o planeta. Eles têm um impacto menor do que os veículos que exploram a combustão do petróleo para se mover. Além disso, a pegada de carbono das baterias está diminuindo ano a ano."

"As baterias de estado sólido representam um grande avanço, pois precisam de muito menos materiais para fornecer desempenho equivalente às baterias de íons de lítio."

ProLogium

Uma questão de química

De acordo com a pesquisa, o estado sólido pode reduzir o impacto ambiental das baterias em 24% apenas para os materiais menores utilizados e pode chegar a um total de cerca de 39% levando em conta o fato de que o percentual de materiais recicladas está aumentando e que também está sendo feito progresso nos processos de extração, como demonstrado, por exemplo, pela iniciativa de lítio de poços geotérmicos. 

De fato, as baterias de estado sólido podem exigir até 35% mais lítio do que as baterias atuais de íons de lítio, mas reduzem drasticamente os percentuais de cobalto e grafite utilizados. Se o lítio fosse recuperado com processos de baixo impacto ambiental, portanto, o ganho em termos de economia de CO2 também seria o dobro.

Importância da Europa

Cecilia Mattea explicou: "A limpeza da forma como extraímos e tratamos matérias-primas para o estado sólido reduzirá ainda mais seu impacto sobre o clima. Será crucial regular a cadeia de suprimentos. Neste, os regulamentos europeus representam uma grande oportunidade: as baterias produzidas no Velho Continente terão uma pegada de carbono muito menor e serão mais efetivamente recicladas".

Em relação a isso, os deputados e os governos estaduais estão negociando para chegar a uma redação final do novo regulamento sobre baterias. Nesse sentido, a T&E pede aos legisladores que garantam incentivos à produção de baterias que possam respeitar melhor o meio ambiente, visando reciclar 70% do lítio até 2025 e 90% do lítio até 2030.

Galeria: Nissan - bateria de estado sólido