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Volkswagen cria 'super powerbank' com baterias de carros elétricos usadas

Dispositivo consiste em módulos de bateria dos modelos ID.3 e ID.4 e tem capacidade de 570 kWh

96 MEB cell modules reused: Volkswagen Sachsen couples fast-charging park with mega power bank

A Volkswagen anunciou este mês uma unidade piloto de armazenamento de energia de bateria criada com módulos reutilizados de unidades de pré-produção dos modelos VW ID.3 e VW ID.4.

O chamado power storage container (PSC) foi instalado na fábrica de Zwickau, na Alemanha, que está envolvida na produção de um total de seis modelos de carros elétricos baseados na plataforma MEB.

O PSC é equipado com 96 módulos celulares MEB reutilizados e oferece um total de 570 kWh de capacidade líquida (cerca de 5,94 kWh por módulo em média).

O principal objetivo do projeto de segunda vida da bateria piloto é desenvolver uma solução sustentável para baterias mais antigas com alguma perda de capacidade, mas que ainda pode ser usada por algum tempo como um sistema de armazenamento de energia, antes de entrar na reciclagem.

O PSC da fábrica de Zwickau suporta a estação local de carregamento rápido com quatro carregadores de 150 kW, diminuindo as ondas de energia, além de permitir um melhor uso da instalação fotovoltaica adjacente.

A Volkswagen observa que os contêineres de armazenamento de energia podem desempenhar um papel vital para promover o acúmulo de infraestrutura de carregamento rápido em áreas residenciais ou de um modo geral em locais com energia restrita (como 11 kW ou 22 kW).

"A vantagem é que a infraestrutura de carregamento rápido pode ser construída em quase qualquer lugar, mesmo que em locais com conexão de rede de baixa capacidade."

"Como uma grande unidade de armazenamento de baterias, o PSC oferece uma alternativa econômica a uma estação de transformador. Permite que grandes quantidades de energia sejam fornecidas em pouco tempo sem sobrecarregar a rede elétrica. Outra vantagem é que o armazenamento temporário de energia permite que altos custos básicos que, de outra forma, seriam incorridos durante a operação de espera, mesmo quando nenhum veículo está carregando, sejam evitados."

Muitos outros fabricantes no passado também trabalharam no desenvolvimento de várias aplicações de segunda vida útil da bateria.

Esperamos que este tipo de sistema de armazenamento de energia ganhe rapidamente popularidade, pois haverá um número crescente de módulos de bateria e pacotes com uma capacidade parcialmente reduzida (60-70% do valor inicial).

Não faz sentido enviar prematuramente as baterias para reciclagem se elas podem ser reutilizadas por algum tempo (digamos 10 anos ou mais) e ajudar a expandir a infraestrutura de carregamento em outras aplicações.