A tecnologia por trás das baterias modernas está em constante evolução. Há muito tempo se fala dos acumuladores estado sólido, mas o aumento dos custos com matérias-primas está levando à busca contínua de novas soluções.

Uma delas vem da californiana Lyten, que justamente para compensar o custo cada vez mais alto de níquel, está trabalhando em uma bateria de lítio-enxofre, outra tecnologia observada com grande interesse por empresas e profissionais. Para coordenar o projeto eles chamaram Celina Mikolajczak, que depois de trabalhar na Tesla e QuantumScape, agora lança um projeto totalmente novo com ambição de mudar o futuro do carro elétrico.

Batteria Litio Zolfo

Para reduzir custos

A crescente demanda por carros elétricos faz parte do aumento dos preços de muitas matérias-primas necessárias para a produção de baterias. Acima de tudo o níquel, usado em modernos acumuladores de íons de lítio. Isso tem repercussões em toda a cadeia de suprimentos, afetando inevitavelmente o produto final.

Lyten

Nesse cenário, a tecnologia baseada em enxofre desenvolvida pela Lyten quer esculpir um novo espaço, com foco em uma dupla vantagem: por um lado, a redução de custos, já que o enxofre é um subproduto industrial que pode ser facilmente encontrado, por outro, um relaxamento da dependência de países como a China.

O segredo está na nanotecnologia

A tecnologia estudada pela American Lyten é baseada em um grafeno tridimensional projetado internamente pela startup de San Jose, Califórnia. Para ser preciso, esta não é uma tecnologia completamente nova. Na verdade, existe há algum tempo, mas até hoje tem sido usado principalmente em laboratórios acadêmicos.

Mas usando nanotecnologia para manipular átomos de carbono, Lyten encontrou uma maneira de aplicá-lo em larga escala em baterias de carros elétricos, tornando-o competitivo com baterias baseadas em níquel e mais poderoso do que as baterias de lítio-fosfato. O resultado será alcançado? Celina Mikolajczak está convencida de que está.