Poucos carros elétricos chineses vêm tendo tanta repercussão mundial quanto o Ora Ballet Cat, recém-lançado pelo grupo Great Wall Motor (GWM). Tanta badalação se deve ao fato de o modelo ser claramente inspirado nas linhas do clássico Fusca - mas sem qualquer autorização por parte da Volkswagen.
Nem tão cedo o besouro eletrificado deve estrear fora da China, mas um vídeo publicado pela página @electric.vehicle, no TikTok, já permite que fãs do Fusca em qualquer parte do mundo "entrem" no carro. São apresentados vários detalhes do interior, com direito a sons como o de abertura e fechamento de portas ou o acionamento do ar-condicionado.
Pelo vídeo dá para perceber o quanto a Volkswagen marcou touca em não ter lançado seu próprio Beetle elétrico - o carrinho da Ora traz o carisma do velho Fusca recheado com todos os itens de conforto esperados em um automóvel moderno.
Ao se destrancar as portas por controle a distância, os retrovisores rebatíveis vão para a posição normal. Uma curiosidade é que os faróis - que eram ovais no primeiro conceito, o Ora Punk Cat - agora têm um formato "túnel" lembrando as lanternas traseiras do Fuscão 1500. Foi uma das saídas que a GWM encontrou para disfarçar um pouco (bem pouco...) a semelhança visual com o besouro e não ser processada pela Volkswagen. As setas, de LEDs, são incorporadas aos faróis.
Aperte outra tecla a tampa traseira se abre eletricamente. É ampla, inteiriça, e abarca o vidro traseiro, como em um hatch comum. No lugar onde estaria o motor de um Fusca normal há um pequeno porta-malas. Aí vai guardado o cabo de recarga.
A tampinha para recarga também tem acionamento elétrico. Fica logo acima do para-lama dianteiro esquerdo (nos Fuscas brasileiros pós-1977, a portinhola do tanque ficava em posição semelhante, mas no lado direito).
As maçanetas das portas são cromadas, numa tentativa de dar ares de antiguidade ao moderno carro elétrico. O modelo da Ora tem 4,40 m de comprimento total e 2,75 m de distância entre eixos - nas duas medidas houve um ganho de 35 cm em relação ao Fusca original. Assim, há lugar de sobra para que o besouro chinês tenha quatro portas.
Há bom espaço para os joelhos de quem viaja no banco de trás. Estes passageiros dispõem ainda de saidas de ar-condicionado, portas USB e um descanso central com porta-copos. O assoalho no compartimento traseiro não é completamente liso mas seu túnel central é bem mais baixo que o do "Fusquinha de verdade".
As forrações são bem cuidadas, com materiais macios e couro sintético por onde se olhe, mas o visual é um tanto kitsch nessa versão Ballet que, segundo a GWM, é "o carro perfeito para mulheres". Pelo visto, ainda têm o pensamento anacrônico de que, para agradar ao público feminino, basta pintar o mundo de cor de rosa... O resultado é quase um Fusca da Barbie. Já os apoios de cabeça redondos lembram muito os dos Fiat 500.
O banco do motorista tem ajustes elétricos e, no console/porta-trecos, há um carregador de celular por indução. Sua moldura imita cristal. O quadro de instrumentos e a central multimídia são duas grandes telas de alta resolução. A central multimídia inclui câmera de ré e visão de 360 graus. Pouco acima do console há teclas à moda Mini para ligar o ar-condicionado e o desembaçador traseiro.
Há um aro de buzina fake por pura referência ao passado. Para buzinar, contudo, deve-se apertar o miolo do volante em vez do tal aro - o som é um bi-bi digno do Herbie. Por se tratar de um carro elétrico não há alavanca de câmbio. Em vez disso, há um seletor de P-R-N-D na coluna de direção. Essa mesma alavanquinha serve para acionar o cruise control.
Os detalhes de comodidade continuam pelos espelhos dos para-sóis iluminados com LEDs, um porta-óculos e um teto solar de pequenas dimensões. Há alto-falantes por todos os lados, inclusive na parte de trás da cabine. O conjunto se completa com acionamento elétrico dos vidros das quatro portas.
Há três versões, todas muito potentes: tração dianteira (170 cv), tração traseira (300 cv, e mais condizente com o Fusca original) ou tração integral, com dois motores elétricos (potência combinada de 544 cv). O preço na China é de 193 mil yuan - o equivalente a 28 mil euros, ou R$ 155 mil. Nisso, o Ora Ballet Cat nada tem de carro do povo - na China, inclusive, custa mais caro que um VW ID.3.
Como o grupo Great Wall Motors recentemente comprou a fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP), os fuscamaníacos brasileiros podem sonhar que, um dia, esse besouro elétrico ultrapotente e com todos os confortos modernos chegará por aqui.
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