Após novos recordes no primeiro semestre de 2022, as vendas de carros elétricos e híbridos atingiram o total de 100.000 unidades comercializadas ao longo da série histórica iniciada em 2012 e compilada pela ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico).
O importante anúncio ocorreu durante uma palestra no Instituto de Engenharia, em São Paulo, durante o 1º Debate IE/ABVE Sobre Eletromobilidade, que termina nesta sexta (http://eletromobilidade-ie-abve.com.br/).
O marco foi atingido no dia 26 de julho, quando a frota circulante de eletrificados chegou a 100.292 veículos leves, segundo o acompanhamento diário de emplacamentos feito pela ABVE, com apoio de empresas associadas.
No acumulado de 2022, as vendas de veículos eletrificados foram de 23.033 unidades, um crescimento de 31% na comparação com os 17.524 dos sete primeiros meses de 2021.
Esses números incluem os veículos elétricos híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e os elétricos a bateria (BEV); automóveis, comerciais leves, SUVs e utilitários.
São resultados expressivos, mas eles ainda estão muito abaixo do potencial do mercado automotivo brasileiro, que está longe de seu melhor momento, mas ainda é um dos maiores do mundo.
“Esses 100 mil são um grande destaque e mostram que o Brasil está no rumo certo, mas ainda falta muita coisa para a eletrificação avançar – disse Adalberto Maluf.
“Precisamos de uma política nacional de eletromobilidade, ou seja, de políticas públicas alinhadas e coordenadas entre o governo federal e os governos estaduais e municipais para incentivar a transição do veículo a combustão para o veículo elétrico”.
Em sua palestra no Instituto de Engenharia, o presidente da ABVE apresentou os números recentes do mercado mundial para mostrar que as previsões sobre o ritmo de crescimento da eletrificação têm sido sistematicamente superadas.
No ano passado, houve um crescimento de 109% das vendas globais de veículos eletrificados em relação ao ano anterior. Atualmente, nada menos do que 16 milhões de automóveis e comerciais leves elétricos/híbridos circulam no mundo, além de 600 mil ônibus elétricos.
Para este ano, a ABVE estima que as vendas globais de elétricos e plug-in (BEV e PHEV) tenham crescimento ainda maior, podendo chegar a 12 milhões de veículos, quase o dobro do total de 2021.
“O Brasil não pode isolar-se das cadeias produtivas globais do setor automotivo. O risco é o país perder ainda mais competividade internacional e tecnológica, deixar de gerar renda e não produzir novos empregos de qualidade”- conclui Adalberto Maluf.
Participação de mercado
O marco de 100.000 emplacamentos de veículos eletrificados é expressivo. No entanto, ainda é muito pouco considerando a frota circulante total, que tem mais de 46 milhões de veículos, segundo os dados mais recentes do Sindipeças.
No primeiro semestre de 2022 foram 20.427 elétricos e híbridos emplacados no país, o que dá uma participação de mercado de cerca de 2,4%, um número ainda baixo. Se a gente considerar somente os emplacamentos de carros elétricos (3.395), o market share é de apenas 0,4% - para efeito de comparação, esse número é de aproximadamente 5% nos Estados Unidos, 10% em média na Europa e 20% na China.
Fonte: ABVE