Kia EV6: carro elétrico 'puro' só deve chegar ao Brasil no final de 2023
Sucesso no exterior, SUV elétrico que já está em testes no país ainda não tem uma data de lançamento
Durante o lançamento do novo Kia Sportage no Brasil na semana passada, a marca coreana também aproveitou para falar novamente sobre os planos de eletrificação por aqui. Entre eles, destacamos o cronograma de estreia do Kia EV6, o primeiro carro elétrico 'puro' da marca.
No evento, José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil, ao ser questionado sobre a o lançamento do seu primeiro carro elétrico no país, disse que o Kia EV6 só deve ser lançado por aqui no final de 2023.
Na verdade, trata-se de um balde de água fria nas expectativas anteriores. Em novembro de 2021, o próprio executivo anunciou que já havia uma unidade do EV6 no país para testes e homologação, com a possibilidade de o modelo ser lançado no país ainda neste ano.
Segundo Gandini, uma das dificuldades, não apenas no caso do EV6, mas também dos demais lançamentos da marca, é a dificuldade da matriz em atender à demanda. Nesse caso, mercados como Europa e Estados Unidos têm prioridade em receber os veículos.
Atualmente o carro elétrico mais moderno da Kia, o modelo que mescla estilo SUV/crossover e hatchback é o primeiro da nova geração de veículos elétricos e foi construído na moderna plataforma dedicada e-GMP do Grupo Hyundai, a mesma que serve de base ao primo Hyundai Ioniq 5.
O novo Kia EV6 mede 4,68 metros de comprimento, 1,88 metro de largura, 1,55 de altura e distância entre eixos de 2,90 metros. O carro elétrico inaugurou uma nova linguagem de design chamada de 'United Opposites', que se caracteriza principalmente pelo visual de linhas angulosas e bem marcadas.
Esta nova plataforma e-GMP se destaca, entre outras coisas, pela arquitetura elétrica de 800 volts e também pelo sistema V2L, que pode fornecer até 3,6 kW de potência para alimentar dispositivos externos. No caso do EV6, ele será o primeiro de sete modelos da Kia a serem construídos nesta base até 2026.
Funcionando com um sistema elétrico de 400 ou 800 volts, dependendo da variante, o Kia EV6 tem entre as principais vantagens a possibilidade de recarregar de 10 a 80% em apenas 18 minutos em todas as versões. Já a bateria de 77,4 kWh pode recuperar 100 km de autonomia em pouco mais de 4 minutos - ambas as situações em condições ideais.
Disponível em várias configurações de baterias e potência, o Kia EV6 tem como destaque a versão GT, que adota a configuração com bateria maior (77,4 kWh) e dois motores elétricos que entregam juntos 585 cv de potência e 75,4 kgfm de torque. Ele vai de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e atinge a velocidade máxima de 260 km/h.
Mas voltando à questão do lançamento aqui no Brasil, o cronograma da Kia sempre foi impreciso e com constantes adiamentos, o que já verificamos em casos de modelos híbridos, como o Kia Niro, por exemplo. Dessa forma, teremos que esperar um pouco mais para termos a data exata de lançamento do Kia EV6, se é que ele realmente virá. A conferir.
Com Diego Dias/Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia dará desconto para os novos EV6 ou EV9 se você for dono de um Tesla
Honda e Nissan estudam fusão para criar gigante automotivo
Kia EV9, que virá ao Brasil, se torna o elétrico mais vendido da marca
Huawei revela novo carro elétrico que também funcionará com gasolina
Kia EV9 elétrico, que virá ao Brasil, começa a ser entregue nos EUA
Parcial de dezembro: vendas de eletrificados avançam 43% no Brasil
Kia EV6 GT, o carro elétrico da Copa do Mundo virá ao Brasil em 2023