Enquanto se prepara para o lançamento no Brasil, o Kia EV6 acaba de ganhar o tradicional Car of The Year 2022 na Europa. O mais novo lançamento da Kia venceu uma premiação que teve a presença maciça de carros elétricos neste ano.  

Trata-se da primeira vez que um carro da Kia recebe este importante prêmio, que é entregue por um júri profissional de 61 jornalistas automotivos de 23 países diferentes. Tradicionalmente, o prêmio está associada ao Salão de Genebra, mas mesmo com o cancelamento do salão a premiação foi realizada.

Kia EV6
Kia EV6
Impressões: Kia EV6 elétrico

Carros elétricos no pódio

Destaque no Car of The Year é que os três primeiros colocados foram carros elétricos. Além do vencedor Kia EV6, o segundo lugar ficou com o recém-lançado Renault Megane E-Tech, outro modelo recentemente confirmado para o Brasil, e a terceira colocação foi para o Hyundai Ioniq 5, com pontuações de 279, 265 e 261 pontos, respectivamente. O quarto lugar foi para o Peugeot 308, único com motor a combustão entre os finalistas. 

Mas a presença dos modelos zero emissões não parou por aí. A lista com os 7 finalistas contou com a onipresença dos carros elétricos: o Skoda Enyaq iV ficou em 5º lugar, seguido pelo Ford Mustang Mach-E e por fim o Cupra Born. 

Kia EV6

Jason Jeong, presidente da Kia Europe, comentou:

"É uma grande honra ter vencido o Carro Europeu do Ano de 2022 com o EV6, o primeiro Kia a ganhar este prestigioso prêmio.

O EV6 é realmente um desenvolvimento marcante que foi projetado desde o início para tornar a mobilidade elétrica divertida, conveniente e acessível, combinando uma gama de condução altamente impressionante no mundo real, capacidades de carregamento ultrarrápido, um interior espaçoso de alta tecnologia e uma experiência de condução verdadeiramente gratificante. O EV6 é um sinal emocionante do que ainda está por vir em nossa formação eletrificada em evolução."

O Kia EV6 é o primeiro carro da Kia construído na plataforma dedicada E-GMP, desenvolvida pelo Grupo Hyundai-Kia. Com arquitetura elétrica de 800 volts, capacidade de carregamento ultrarrápido e alto desempenho nas versões mais caras, o modelo será o primeiro carro elétrico da marca coreana a ser lançado no Brasil.

Unidades do Kia EV6 já estão no país para testes de homologação e o lançamento não deve tardar, dentro de uma prometida ofensiva de eletrificação que também contará com os novos Kia Sportage e Kia Niro híbridos - o Kia Niro 100% elétrico também está sendo considerado para o nosso mercado.