O Volkswagen Group China revelou seu primeiro protótipo de veículo elétrico de pouso e decolagem vertical (eVTOL) como parte do projeto vertical de mobilidade que teve início em 2020.
Após pesquisa intensa, trabalho conceitual e desenvolvimento, a equipe do projeto finalmente tem algo a mostrar na forma do primeiro modelo de validação, o V.Mo. Este protótipo inicial também foi apelidado de "Tigre Voador", devido a sua característica de uma pintura em preto e dourado que celebra seu lançamento no Ano do Tigre.
Apresentado na sede do Volkswagen Group China em Pequim, o drone tem oito rotores para elevação vertical e duas hélices para voo horizontal. Possui uma asa em forma de X com um vão de 10,6 metros e utiliza soluções de direção autônoma e tecnologia de bateria existentes para mobilidade sem emissões.
A Volkswagen diz que realizará vários testes de voo ainda este ano para otimizar o conceito antes de produzir um protótipo melhorado que passará por mais voos de testes avançados até o final do verão (inverno no hemisfério sul) de 2023. Em sua versão final, o eVTOL totalmente elétrico e automatizado poderia eventualmente transportar quatro passageiros mais bagagem a uma distância de 200 quilômetros.
Na primeira fase do uso comercial, o drone provavelmente será comercializado "como um produto premium para clientes chineses de alto patrimônio e aficcionados em tecnologia, por exemplo, para serviços de transporte aéreo VIP", diz a Volkswagen.
"Este é um projeto pioneiro que nossa jovem equipe de especialistas chineses começou do zero – eles estão trabalhando com novos conceitos de design e materiais, ao mesmo tempo em que desenvolvem novos padrões de segurança, interrompendo e inovando cada passo do caminho.
O lançamento deste modelo de validação impressionante – o V.MO – é o primeiro de muitos marcos notáveis em nossa emocionante jornada em direção às viagens aéreas urbanas, e um exemplo perfeito de nossa missão "Da China, para a China". Nosso objetivo de longo prazo é industrializar esse conceito e, como um 'Tigre Voador', abrir novos caminhos neste novo mercado emergente e em rápida evolução."
Dr. Stephan Wöllenstein, CEO do Volkswagen Group China
Os parceiros do Volkswagen Group China neste projeto incluem a Hunan Sunward Technology, uma subsidiária da Sunward, líder de mercado na indústria de aeronaves leves.
A montadora diz que os veículos aéreos eVTOL serão capazes de transportar passageiros de forma mais rápida e eficiente do que os meios convencionais atuais de transporte terrestre e com maior flexibilidade, pois a mobilidade aérea urbana deverá desempenhar um papel significativo no futuro do transporte urbano e intermunicipal nas megacidades congestionadas da China.
À medida que seu projeto de Mobilidade Vertical se desenvolve, o Grupo Volkswagen China diz que trabalhará em conjunto com as autoridades chinesas relacionadas para obter a certificação.
Fonte: Volkswagen Group China
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen acende sinal de alerta: fechamento de fábricas e amplos cortes
Geely promove reestruturação: Zeekr assumirá o controle da Lynk & Co
Volkswagen relança Scout com SUV e picape elétricos; veja fotos e detalhes
Chery inaugura 1ª linha de produção de baterias sólidas em larga escala
Grupo Volkswagen: Fábrica de veículos elétricos corre risco de fechar
Hyundai Ioniq 9 é o primeiro SUV elétrico de 7 lugares da marca; veja fotos
Inovação promete acabar com incêndios em carros elétricos